Péssima qualidade

CEB corre risco de sofrer intervenção pela ANEEL

Representantes da CEB e da ANEEL avaliaram desempenho da companhia, principalmente, na qualidade de serviço e resultados econômico-financeiros

acessibilidade:

energia

A situação decadente da Companhia Energética de Brasília (CEB) já é de conhecimento dos brasilienses. Agora, a própria companhia admite a má qualidade dos serviços prestados à população. No início deste mês, representantes da CEB e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estiveram reunidos para avaliar o desempenho da companhia, principalmente nos quesitos qualidade de serviço e resultados econômico-financeiros. Como era de se esperar, os resultados foram considerados ?péssimos?.

Para reverter a situação, a ANEEL determinou que a CEB elabore um plano de trabalho para ser executado nos próximos dois anos. O projeto deve ficar pronto em até dois meses, com as principais ações detalhadas. O objetivo é melhorar, e muito, a qualidade dos serviços e os resultados financeiros.

Entre os principais problemas vividos pela companhia estão dívidas vencidas e não pagas, custos e despesas fora de controle, mais de 40% acima do recomendável pela ANEEL, dificuldade em obter empréstimos em função da estrutura patrimonial desequilibrada e multas pesadas em função da má qualidade dos serviços.

A ANEEL listou alguns pontos:

-A CEB ficou mal avaliada nos quesitos: rapidez na volta da energia e respostas rápidas às solicitações dos clientes;

-A CEB não vem cumprindo prazos normativos de ligação nova. Grande número de interrupções com prazo acima dos limites estabelecidos e alta procedência das reclamações de aumento de carga e religação;

-Indicadores DEC e FEC: Em ambos, a CEB está acima dos níveis fixados pela ANEEL. A fiscalização da ANEEL encontrou problemas na forma como a CEB faz apuração mensal dos indicadores, o que gerou multa de R$ 10 milhões;

– A CEB está com seus custos e despesas 40% acima dos níveis considerados aceitáveis pela ANEEL;

-Segundo a ANEEL, o endividamento está em situação insustentável;

De acordo com a ANEEL, a situação da CEB é ?gravíssima?. Segundo o documento elaborado pela comunicação da CEB e distribuído a funcionários, a atual diretoria não se surpreendeu com os resultados e o diagnóstico já havia sido feito e vem sendo apresentado. O documento pede compreensão dos funcionários e apela para que ?trabalhem juntos? para recolocar a CEB no caminho do crescimento e desenvolvimento.

Segundo a assessoria de imprensa da CEB, o plano já vem sendo elaborado. Em abril, a companhia deve divulgar o balanço financeiro.

Reportar Erro