Transtorno na região

Carreta tomba e cria caos na saída norte

Existem projetos para viabilizar o trânsito na saída norte

acessibilidade:

Um caminhoneiro perdeu o controle da carreta na manhã desta quarta-feira (20) na descida do Colorado. O caminhão tombou, ficando atravessado na pista, interditando completamente o trânsito.

Devido ao acidente, quem mora na região de Planaltina, Sobradinho e nos condomínios da região teve que enfrentar quase duas horas de engarrafamento. Fato normal quando ocorre algum acidente na região, como essa é a única opção na saída norte os moradores ficam reféns do caos.

Existem projeto que poderiam sanar esse problema, como a duplicação da via expressa Torto-Colorado e a construção da ponte que ligaria a Asa Norte à Br 020,  passando pelo Lago Norte e Taquari.

A ampliação do sistema viário trevo de triagem norte teve início na gestão de Agnelo Queiroz, mas foi interrompida pela falta de recursos. O DER espera a liberação de verba para dar continuidade a obra, o orçamento é de R$ 72,5 milhões em 5,2 km, serão três novas pistas de cada lado e 11 viadutos. A promessa é que as obras começem em junho deste ano, com previsão de 30 meses para a finalização.

Outro projeto é a construção da ponte monumental do Lago Norte que foi criado em 1986 por Oscar Niemeyer. O Plano Diretor de Mobilidade do Distrito Federal criado em pelo GDF e transformado em lei pela Câmara Legislativa em 2011, Lei Nº 4.566, de 4 de maio de 2011, recomendou uma nova saída norte, ligando a Asa Norte à Sobradinho, passando pelo Campus da UNB, Lago Norte, Taquari e Sobradinho. Entretanto o projeto está engavetado. E gera polêmica entre os moradores da Lago Norte, onde muitos são contrários a ideia.

 

 Enquanto nenhuma providência é tomada pelo GDF, os cerca de 430 mil habitantes sofrem com o trânsito na região.

 

Reportar Erro