Eleições 2020

Capitão Wagner lidera disputa pela prefeitura de Fortaleza, com 45,8% de intenção de voto

Deputado Federal do Pros mantém distância de quase 30 pontos para segundos colocados

acessibilidade:
Deputado Federal Capitão Wagner (Pros-CE). Foto: Luís Macedo/Câmara dos Deputados

O deputado federal Capitão Wagner (Pros-CE) lidera isolado a corrida eleitoral pela sucessão da Prefeitura de Fortaleza (CE), nas eleições 2020. Segundo os números do levantamento divulgado pela Paraná Pesquisas nesta quinta (19), o parlamentar tem a preferência de 42,4% a 45,8% do eleitorado da capital cearense, nos respectivos cenários da pesquisa estimulada.

Capitão Wagner mantém uma distância de 27,3 a 29,4 pontos percentuais para os segundos colocados nos cenários da modalidade em que nomes são oferecidos como opção para o eleitor.

No primeiro cenário, enquanto o Capitão Wagner pontua 42,4% da preferência do eleitor a ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins (PT) aparece na segunda colocação, com 14,8%, empatada tecnicamente com o deputado estadual Heitor Férrer (Solidariedade), que obteve 14,1% das intenções de votos.

Sem a petista entre as opções de voto, o segundo cenário fortalece o Capitão Wagner, que salta 3,4 pontos, e o deputado Férrer avança 2,3 pontos, apresentando melhor desempenho entre os adversários do líder da pesquisa, pontuando 16,4%.

Veja os cenários da disputa:

Avaliação do prefeito

O governo do prefeito Roberto Cláudio (PDT), que não concorre à reeleição, teve sua gestão aprovada por 58,7% do eleitor pesquisado. Sua administração é avaliada como ótima e boa por 45,5% dos 804 eleitores consultados na pesquisa, entre os dias 14 e 14 deste mês de dezembro.

E, na pesquisa espontânea, quando não são oferecidas opções para o eleitor, o prefeito que não pode ter um terceiro mandato consecutivo lidera com 5,5% da lembrança das pessoas consultadas. Capitão Wagner foi lembrado por 5,2%, empatado tecnicamente com Roberto Cláudio e com a ex-prefeita Luizianne, que pontua 3,1%.

Mas o momento ainda é de desinteresse do eleitor de Fortaleza pela disputa eleitoral de 2020, com 74,3% dos eleitores respondendo não saber em quem votar, quando não foram apresentadas as opções de candidaturas.

A pesquisa tem grau de confiança de 95%, e uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5% para os resultados gerais.

Reportar Erro