não há vagas

Caos na saúde: Fiocruz alerta superlotação em UTIs de 17 estados e do DF

Mato Grosso do Sul e Amapá alcançaram 100% de lotação, os demais 16 estados estão próximos à marca.

acessibilidade:
Alerta crítico de ocupação, dois estados não têm mais vagas e 16 estão com lotação acima de 90% nas UTIs. Foto: Amanda Perobelli/Reuters

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicou boletim alertando que 17 estados e o Distrito Federal superaram 90% de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dentro de duas semanas, dois estados ingressaram nessa lista.

O boletim, divulgado pela fundação nesta terça-feira (30), mostra que a demanda por leitos é crescente, situação que impede a abertura de novas vagas. Além da crítica situação em relação às internações, a Fiocruz menciona que “insumos e medicamentos fundamentais para pacientes com Covid-19 e outros problemas de saúde também passaram a ser uma grande preocupação frente à perspectiva de esgotamento”.

Dos 18 estados, dois já atingiram a capacidade máxima, Amapá e Mato Grosso do Sul estão com 100% dos leitos ocupados. Os demais estão a um passo do colapso, como Santa Catarina (99%); Rondônia (98%); Acre, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso, Distrito Federal com 97% de lotação.

Existem sete estados em alerta crítico, com mais de 80% dos leitos de UTI não disponíveis: Rio de Janeiro e Maranhão (88%); Alagoas, Sergipe e Bahia (86%); Pará (85%); e Paraíba (84%). De todos as unidades federativas, somente Amazonas (76%) e Roraima (62%) estão fora da lista de estado crítico.

Reportar Erro