Crise hídrica

Cantareira volta a cair e completa 10 dias sem aumento

Principal sistema de SP opera com 16% da capacidade

acessibilidade:

Enfrentando período seco, o Sistema Cantareira, considerado o principal manancial de São Paulo, voltou a perder água represada e completou dez dias sem registrar nenhuma alta, aponta relatório divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), nesta sexta-feira, 25. O nível dos demais reservatórios também sofreu queda.

Há 12 dias sem chuva, o Cantareira chegou à marca de 16% da capacidade, já considerando duas cotas de volume morto adicionadas no ano passado. O índice tradicionalmente divulgado pela Sabesp é 0,1 ponto porcentual menor do que no dia anterior, quando estava com 16,1%. Essa foi a terceira queda consecutiva do sistema.

Apesar da seca, o Cantareira, que é responsável por abastecer 5,2 milhões de pessoas na capital e Grande São Paulo, já superou a expectativa de chuvas para setembro. Nos primeiros dias do mês, o manancial conseguiu acumular 108,9 milímetros, enquanto a média histórica é de 86,6 mm.

Segundo o cálculo negativo, o sistema também caiu 0,1 ponto porcentual e está com – 13,3%. A mesma variação negativa foi registrada no terceiro índice, que desceu para 12,4%.

Outros mananciais. O Sistema Alto Tietê, que atravessa crise severa, chegou ao nono dia só de quedas. O nível nos reservatórios do sistema é de a 15%, ante 15,2% no dia anterior. Esse índice já leva em conta um volume morto, acrescentado no ano passado. 

Atual responsável por atender o maior número de habitantes (5,8 milhões), o Guarapiranga opera com 76,8% da capacidade – 0,3 ponto porcentual a menos do que no dia anterior. A mesma variação negativa sofreu o Rio Grande, que caiu de 85,9% para 85,6%.

Mais uma vez, o Rio Claro foi quem, proporcionalmente, teve a maior baixa: 0,5 ponto porcentual. O sistema está com 55,9% do volume armazenado de água, ante 56,4% no dia anterior. Já o Alto Cotia perdeu 0,4 ponto e opera com 59,1%. (AE)

Reportar Erro