Crise hídrica

Cantareira sobe mesmo há dois dias sem chuvas

Manancial está com 19,8% da capacidade total de armazenamento

acessibilidade:

O volume do Sistema Cantareira registrou aumento de 0,1% nesta sexta-feira, 10, conforme dados divulgados diariamente pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Mesmo sem chuva na região, o manancial registrou 19,8% de sua capacidade e chega ao 68º dia sem nenhuma queda. No dia anterior, estava em 19,7%.

Pelo novo método de cálculo da companhia, o Cantareira se manteve em 15,3%, mesmo volume desta quinta, 9. Há algumas semanas, a Sabesp passou a divulgar um novo cálculo para a contagem da reserva do sistema, após pressão do Ministério Público Estadual. 

Na prática, tanto a antiga metodologia quanto a nova consideram o mesmo volume de água armazenada: 150,6 bilhões de litros. O que muda é a base de comparação. Na antiga, a divisão é feita entre o volume armazenado e o útil. Na nova, os dois são auferidos.

Outros mananciais.  Os Sistemas Guarapiranga e Rio Grande ficaram estáveis, em 84,1% e 97%, respectivamente. No Sistema Alto Tietê houve chuva de 0,1 mm, mas mesmo assim o volume caiu de 22,3% para 22,2%. Também teve queda o manancial de Alto Cotia, de 65,2% para 65%. Rio Claro foi o único a subir, de 45,3% para 45,4%. (AE)

Reportar Erro