megaprodução

Campo de extração do pré-sal acumulou 2 bilhões de barris em um mês

Segundo a Petrobras, este é o maior campo de extração de águas profundas do mundo

acessibilidade:
Com o lucro, poderia construir quase 8.000 casas populares ou pagar Auxílio Brasil de R$400 a 1 milhão e 250 mil brasileiros todo santo dia. Foto: Agência Petrobras

No mês de julho, o campo Tupi que faz parte da área do pré-sal da Bacia de Santos produziu 2 bilhões de barris de petróleo. A informação foi divulgada pela Petrobras e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na manhã desta segunda-feira (28).

A marca alcançada há dois meses coincide com os 20 anos da assinatura do contrato de concessão do bloco BM-S-11, onde se localiza o campo Tupi, além dos 10 anos da entrada do primeiro sistema de produção definitivo da unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO –  Floating Production Storage and Offloading).

Gigante

O campo Tupi, segundo a petroleira, é o maior produtor de óleo em águas profundas do mundo. Diariamente, ele é capaz de extrair 1 milhão de barris. Ele está localizado a cerca de 230 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro, sendo descoberto em 2006.

A Petrobras é a maior operadora do consórcio formado, ela detém 65% da participação, a Shell Brasil Petróleo Ltda possui 25% dos ativos e a Petrogal Brasil S.A., 10%. Juntas, as petroleiras colocaram em operação nove sistemas de produção entre os anos de 2010 e 2019, um novo complexo por ano.

 

Reportar Erro