Maio Vermelho

Campanha alerta sobre cuidados para a prevenção contra câncer de boca

A falta de higiene bucal pode aumentar as chances do câncer de boca

acessibilidade:
Segundo o Instituto Nacional do Câncer ,15 mil novos casos poderão ser diagnosticados no Brasil em 2018

Durante este mês em todo o país, ocorre a campanha Maio Vermelho que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados para a prevenção contra o câncer de boca. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) 15 mil novos casos de câncer de boca poderão ser diagnosticados no Brasil em 2018.

Os sintomas dessa doença muitas vezes passam despercebidos, por isso os médicos alertam sobre o cuidado que devemos ter, caso surjam pequenas feridas na boca, semelhantes com uma afta, que não cicatrizam. Segundo o oncologista do Instituto Onco-Vida/ Onco-Clínicas, Nilson Correia. “Feridas dentro da boca, nas gengivas, bochechas, céu da boca e língua, principalmente as bordas, assoalho (região embaixo da língua) devem ser olhadas com cuidado”.

Esse tipo de tumor acomete mais homens, com idade entre 50 e 60 anos. E quem fuma ou consome álcool tem maior chance de desenvolver a doença.

Um estudo da University of Texas Science Center, nos Estados Unidos também traz uma alerta importante. A falta de higiene bucal pode aumentar as chances do câncer de boca. A pesquisa associou gengivas e dentes mal tratados com uma maior facilidade no aparecimento do vírus HPV, responsável pelo surgimento de alguns tipos de câncer bucal.

O oncologista Nilson Correia ressalta que quanto mais cedo a doença for diagnostica, maiores são as chances de cura. “Dependendo da fase em que o tumor é diagnosticado, a chance de cura é alta. Por isso, se o paciente apresentar algum tipo de lesão na boca, que esteja endurecendo ou não cicatriza deve procurar um especialista. Um clínico geral ou dentista pode detectar o problema, se necessário encaminhar para o oncologista”.

Reportar Erro