Velório em plenário

Câmara do Recife se despede do vereador Carlos Gueiros e exalta 27 anos de mandato

Vereador do PSB morreu ontem (24), aos 78 anos, por complicações cardíacas

acessibilidade:
Após 27 anos de dedicação ao Poder Legislativo Municipal da capital pernambucana, onde cumpriu sete mandatos consecutivos, o vereador Carlos Alberto Gueiros (PSB) teve seu corpo velado sob homenagens na Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (25), com a presença de familiares, autoridades, cidadãos e amigos. O plenário e as galerias da Casa se encheram para fazer uma despedida ao parlamentar, que faleceu no último domingo (24), aos 78 anos, por complicações cardíacas.

O corpo de Carlos Gueiros foi velado pela manhã na Igreja Episcopal Catedral da Reconciliação (Recon) e, em seguida, na Câmara Municipal, de onde partiu para o sepultamento no Cemitério Morada da Paz. O vereador deixou a esposa, Magaly Monteiro Gueiros, três filhos e sete netos.

No plenário, os vereadores tiveram a oportunidade de dar adeus ao colega que, além de ocupar o cargo da primeira vice-presidência, era o decano da Casa. Os sentimentos dos parlamentares foram transmitidos pelo presidente do Poder Legislativo, o vereador Eduardo Marques (PSB).

“Todos nós, vereadoras e vereadores da Câmara, funcionários e funcionárias, ex-vereadores e ex-vereadoras, agradecemos à família do vereador Carlos Gueiros. Muito obrigado por permitirem que, neste momento, nós pudéssemos fazer aqui esta última homenagem a esse homem guerreiro, esse homem de Deus, esse homem do povo que jamais será esquecido pela Câmara Municipal do Recife”, disse. “Cada palavra que Carlos Gueiros pronunciou na tribuna está escrita nas paredes deste plenário e desta Casa legislativa. Muito obrigado por este momento que vocês estão nos dando de poder abraçar esse querido colega inesquecível, que já está nos fazendo falta.”

Após o discurso do presidente, o vereador Antonio Luiz Neto (PTB) fez uma chamada regimental simbólica, nomeando os vereadores da 17ª Legislatura. Assim como Eduardo Marques, Antonio Luiz Neto é colega de Carlos Gueiros desde 1992, quando os três assumiram seus primeiros mandatos.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), compareceu ao velório para fazer suas homenagens ao parlamentar. “Eu via [nas ruas] a ligação das pessoas que sempre estiveram com ele e que acreditavam muito em seu trabalho. Aqui na Câmara, tinha também um trabalho muito qualificado, reconhecidamente por seu conhecimento do funcionamento da Casa e da Lei Orgânica da cidade. Fica um vazio muito grande”, disse o prefeito.

Outro chefe de Poder que não deixou de prestar condolências foi o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP). “Era muito dedicado, atento, aplicado, um conhecedor do Regimento Interno. Era um verdadeiro mestre que, no dia a dia, nos ajudava e contribuía muito para o desenvolvimento do Recife, para o serviço público, para o bem-estar da população recifense. É uma perda que o Recife vai sentir por muitos e muitos anos”, disse o deputado

Decano

No sétimo mandato seguido, Carlos Gueiros foi eleito pela primeira vez em 1992. Empresário do setor de transportes e com formação em Contabilidade e Administração de Empresas, ele presidiu durante seis anos consecutivos a Comissão de Redação da Câmara.

Durante 12 anos, Gueiros exerceu a presidência da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, sendo, cumulativamente, o vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito. Atualmente, além de primeiro vice-presidente da Comissão Executiva do Poder Legislativo, Carlos Gueiros foi, também, presidente da comissão de Desenvolvimento Econômico.

No Executivo Municipal, Carlos Gueiros ocupou por 15 meses a Secretaria de Habitação da Prefeitura do Recife. (Com informações da Ascom da CMR)

Reportar Erro