Câmara do DF ampara ex-deputados e comissionados em seu plano de saúde

Autor do projeto, Delmasso diz que novas regras ajudarão a reduzir custos do Fascal

acessibilidade:
Deputados distritais Delmasso, Rafael Prudente e Robério Medeiros, da mesa diretora, durante sessão na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O plano de saúde da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), aprovado nesta quarta-feira (20) pela mesa diretora por meio de projeto de resolução, estende o benefício a ex-parlamentares.

O projeto aprovado, que altera o Fundo de Saúde dos Deputados Distritais (Fascal), foi proposto pelo vice-presidente da CLDF, Rodrigo Delmasso (Republicanos). A extensão do benefício a ex-parlamentares foi produto de um substitutivo aprovado.

Na avaliação do autor do projeto, “o novo regulamento aprovado para o Fascal visa modernizar o modelo de gestão administrativa e atualizar a política de assistência à saúde dos servidores e deputados”.

As novas regras contribuirão para a redução de custos, diminuição dos aportes dos cofres públicos, aumento das receitas “e trazendo reequilíbrio financeiro ao Plano”, garante Delmasso.

O Fascal é mantido pela CLDF, na ordem de 6% dos seus recursos orçamentários. Pela proposta aprovada, o encargo será dividido com os associados, que terão aumentada suas mensalidades do plano de saúde.

O associado titular pagará 20% do valor total nos casos de procedimentos normais. Se ocorrer em clínicas de alto custo, a fatia de contribuição sobe para 50%. As despesas odontológicas representarão 44% da contribuição dos associados.

No caso dos ex-comissionados, a regra valerá para os exonerados após o dia 31 de dezembro de 2020, mas eles terão custos maiores do que os continuam trabalhando. E quem não quitar as mensalidades poderá ser inscrito na dívida ativa.

Os filhos de associados com idades entre 21 e 24 anos poderão continuar no plano, desde que comprovem dependência financeira dos titulares. Nos casos de morte do titular, os cônjuges só poderão ficar no plano se já estiverem inscritos.

Reportar Erro