obras

Brasília vai ganhar ?avenida? de ipês brancos na chegada do aeroporto

Via de acesso ao Aeroporto Juscelino Kubitscheck vai ser enfeitada por ipês

acessibilidade:

Ipe BrancoA Capital vai ganhar uma ?avenida? de ipês brancos, ligando o Aeroporto Juscelino Kubitscheck ao viaduto Camargo Correia, na ponta do Eixão Sul. As árvores sibipurunas atualmente plantadas no canteiro serão transplantadas para outra área da cidade.

A operação de transplante começou esta semana no canteiro central do trecho entre o viaduto (na via L4 Sul) e o antigo Balão da Dona Sarah. Naturais da Mata Atlântica, elas serão removidas para outro canteiro da Novacap, próximo à via EPIA Norte, já que o BRT (Bus Rapid Transport, um ônibus com movimento restrito, como um trem) vai passar por esse canteiro central.

Segundo o vice-governador do DF, Tadeu Filippelli (PMDB), que coordena as obras na atual administração, o projeto de transplante e posterior substituição de árvores é coordenado por Ozanan Coelho, ex-chefe do extinto Departamento de Parques e Jardins, um dos maiores responsáveis pela arborização de Brasília nas décadas de 70 e 80. Por definição dele, serão plantados ipês branco em toda a via de conexão ao balão, e do balão até o aeroporto. Espera-se que as flores apareçam em dois ou três anos.

A melhor notícia é que o custo disso foi assumido pela construtora responsável pela obra, que filma e acompanha todo o processo de transplante.

Reportar Erro