Evento cultural

Brasília terá Semana da Francofonia de 16 a 26

O evento contará ainda com um Festival de Cinema de 18 a 22

acessibilidade:

A Semana da Francofonia, evento anual que tem como objetivo divulgar as culturas dos diferentes países da Organização Internacional da Francofonia em Brasília (OIF), chega a sua 18ª edição com uma ampla programação. De 16 a 26 de março, o público brasiliense terá a chance de conhecer um pouco mais da rica produção cinematográfica do Canadá, Suíça, Marrocos, França, Bélgica, Burkina Faso, Haiti e Gabão por meio de um festival de cinema. Além disso, estão previstas apresentações de música, dança e teatro, o tradicional Bazar da Francofonia, leitura de contos para crianças, exposição, entre outras atividades. A maioria delas de graça.

O evento é promovido todos os anos por cerca de cinquenta embaixadas acreditadas no Brasil, que integram o Grupo da Francofonia formado por países ligados à OIF.  O grupo é coordenado por uma comissão de quatro embaixadores: do Haiti (atual presidente), e os embaixadores da França, Bélgica e do Senegal (vice-presidentes).

Entre os destaques da programação está o show do cantor suíço Bastian Baker no encerramento da semana, em 26 de março, com entrada franca. Ganhador do prêmio Swiss Music Award 2014 de melhor álbum pop-rock, será a primeira turnê do músico pela América Latina.

Ao cantar a música 79 Clinton Street durante a premiação da FIFA em janeiro,  na cidade de Zurique (Suíça), Bastian Baker virou tema de discussões nas principais redes sociais por sua beleza e, claro, pelo seu talento musical. Baker já se apresentou em grandes eventos e ganhou o Swiss Music Awards na categoria Revelação do Ano, em 2012.

A 18º Semana da Francofonia contará ainda com um Festival de Cinema, de 18 a 22 de março, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Na programação, filmes raros como a animaçãoKiriku e a Feiticeira, um longa-metragem franco-belga dirigido porMichel Ocelot, que passou parte da infância na Guiné, onde conheceu a lenda de Kiriku.  Destaque  também para produções como A 5ª corda (Marrocos), Uma mulher não como as outras (Burkina Faso), Pé esquerdo, pé direito (Suíça), Felix e Meira(Canadá-Quebec) e Obali  (Gabão).

O público terá oportunidade de assistir ao filme O Homem nas docas, do realizador haitiano Raoul Peck. Através da história de uma jovem menina haitiana, o diretor evoca a ditadura deFrançois Duvalier. Peck é ativista político, ex-ministro da Cultura do Haiti e imprime em seus filmes as marcas da sua experiência política. Seus filmes abordam temas como a histórica política do Haiti, os movimentos de independência africanos, as relações de dominação e desigualdade social.

Reportar Erro