Menos poluente

Brasília recebe o primeiro voo comercial do país com biocombustível

O bioquerosene é quatro vezes mais caro que o querosene de aviação

acessibilidade:

GOLO primeiro voo comercial do país abastecido com bioquerosene pousou nesta quarta-feira (23) no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitscheck. O setor aéreo aposta no combustível, que é à base de óleos vegetais e gordura animal, para reduzir a poluição causada pelos aviões.

O governador em exercício, Tadeu Felippelli, desembarcou do voo que veio de São Paulo, da Companhia aéra Gol, e destacou a importância do empreendimento para o país. “A substituição do querosene pelo bioquerosene é mais um passo que o Brasil dá a frente de qualquer outro país do mundo. Coloquei Brasília à disposição para ser base de mistura dos combustíveis da aviação, temos um aeroporto estratégico”, disse Felippelli.

De acordo com a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), o combustível é quatro vezes mais caro que o querosene de aviação (QAV-1), dessa forma,  o uso comercial dessa fonte renovável depende de incentivos do governo.

Para o presidente Ubrabio, Juan Ferrés, o incentivo ao uso do bioquerosene pode reduzir o custo com o passar o tempo. “Eu diria que não é (muito caro), pois em poucos anos esse custo poderá ser igual ou até inferior (ao preço combustível fóssil), mas vai depender de condições viáveis”, explicou Ferrés.

A redução de 50% na emissão de gases poluentes é um compromisso firmado pelo setor de Aviação Civil brasileiro com a Associação Internacional de Transporte Aéreo até 2015.

Reportar Erro