Guerra ao vírus

Brasília passa a desinfetar ônibus todos os dias no combate ao coronavírus

As empresas utilizam nos veículos desinfetante de hipoclorito de sódio, cloro ativo

acessibilidade:
As empresas utilizam três funcionários em cada ônibus, no processo de higienização para combater o coronavírus.

As empresas de ônibus que circulam no Distrito Federal adotaram nesta terça-feira (17) práticas adicionais de higienização dos veículos utilizando desinfetante de hipoclorito de sódio – cloro ativo, antes de sair das garagens. Trata-se de uma determinação da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), com o objetivo de evitar a proliferação do coronavírus.

Cada empresa deve investir ao menos R$250 mil mensais com o serviço adicional de limpeza e para desinfetar a frota, com a utilização de três pessoas  em cada veículo.

As operadoras deverão higienizar as partes internas dos ônibus onde os passageiros colocam as mãos, tais como corrimãos, barras de apoio de sustentação, roletas, apoios de porta, entre outros. Todos os veículos já são lavados ao final da operação, quando retornam à garagem.

Além da higienização, a Semob determinou que as empresas orientem os motoristas e cobradores para manterem as janelas dos veículos abertas ao longo de todo o percurso das viagens, para melhorar a circulação do ar no interior dos veículos.

Os técnicos de planejamento da secretaria realizam ajustes na operação e remanejando os ônibus de linhas que atendem ao público formado prioritariamente por estudantes para as linhas de maior demanda, a fim de que as empresas ampliem a oferta de ônibus aos usuários.

Reportar Erro