A mais limpa e segura

Brasília eleita a melhor cidade-sede da Copa

Dos estrangeiros que estiveram aqui 96,3% querem voltar

acessibilidade:

Muitas discussões foram levantadas a respeito da participação de Brasília como sede da Copa do Mundo. As opiniões se dividem, existem aqueles que acreditam que foi proveitoso para a capital federal e outros acham que os gastos foram desnecessários.

Entre várias polêmicas, a maior foi à construção do Estádio Nacional Mané Garrincha palco de sete partidas do mundial, que recebeu o prêmio de estádio mais bonito da Copa com 99,3% de aprovação, seguido do Mineirão, em Belo Horizonte, e do Castelão em Fortaleza.

Entretanto, o mais belo foi também o que apresentou maior custo, a obra teve R$ 1,5 bilhão investidos na sua reconstrução. O governo do Distrito Federal (GDF) justifica que os gastos são alinhados com a média mundial, se comparado com outras obras como a do estádio de Wembley, em Londres, que custou cerca de R$ 2,9 bilhões.

O GDF também alega que as comparações com as demais arenas brasileiras são injustificáveis, defendendo a ideia que as outras obras foram somente de reformas, enquanto o Mané Garrincha precisou ser todo reconstruído.

Denúncias e dúvidas sobre a origem das verbas para a reconstrução da arena foram levantadas, como o desvio de dinheiro da Saúde e Educação, fatos que o GDF nega e por números mostra o aumento dos investimentos nessas áreas, de 2011 para 2013 houve um aumento de 32% na saúde e 15% para a educação.

A resposta para as desconfianças sobre o aproveitamento de uma obra tão cara, já que muitos alegam se tratar de um elefante branco, é a confirmação de eventos que ocorrerão no local, como as partidas de futebol nas Olimpíadas de 2016 e a realização do maior evento universitário do mundo, o Universíade, com previsão da participação de 12 mil atletas.

Independente de tais concepções, Brasília conquistou todos os turistas que estiveram aqui, principalmente os estrangeiros, que a elegeram como melhor cidade-sede do campeonato.

Segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, a cidade foi considerada a mais limpa e segura entre as 12 capitais que sediaram os jogos. É a capital com maior taxa de intenção de retorno, dos estrangeiros entrevistados 96,3% declararam que desejam voltar.

Reportar Erro