Copa começa aqui

Brasília é a primeira parada da exposição ?Brasil ? Um país Um mundo?

Visitantes podem ver peças e lances históricos nas cidades-sede da Copa

acessibilidade:

Os brasilienses serão os primeiros a ver, tocar e reviver as emoções de momentos marcantes da história do futebol brasileiro. Inédita no país e no mundo, a exposição ?Brasil ? Um país, Um mundo? vai percorrer as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 antes e durante a competição, que será realizada de 12 de junho a 13 de julho do ano que vem.

O Rei Pelé fez questão de prestigiar o lançamento da mostra ao lado do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e de Cafu. ?Fico muito feliz por essa exposição começar em Brasília, que é a capital do país. Como brasileiro e parte disso tudo, me sinto realizado em saber que vamos mostrar o nosso futebol e a cultura brasileira?, afirmou Pelé.

A mostra, instalada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, será aberta ao público amanhã (18/12) e ficará exposta até 19 de janeiro. As visitações serão gratuitas e ocorrerão todos os dias, das 10h às 19h, exceto em 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. O acervo exibirá peças históricas, como fotos, vídeos e objetos da Seleção, além de ambientes interativos.

O ex-lateral da Seleção e embaixador do projeto, Cafu, garante que será uma mostra jamais vista no mundo. ?Essa é a maior exposição desse tipo feita no país. Queríamos dar um presente ao povo brasileiro, para que todos pudessem ver, além do futebol, coisas que não se vê no dia a dia?, afirmou o capitão da Seleção pentacampeã do mundo, durante a coletiva de lançamento da mostra.

Paixão ? ?Brasil ? Um país Um mundo? é uma viagem ao tempo. Desde a década de 1930, a exposição reúne relíquias do futebol verde-amarelo até os dias de hoje. São medalhas, bolas, troféus, chuteiras e até camisas usadas pela Seleção em Copas do Mundo da FIFA?. A exposição terá ainda um espaço voltado para a promoção das cidades que receberão jogos do Mundial em 2014.

?É uma honra a capital do país e, portanto, de todos os brasileiros, receber a primeira etapa dessa exposição, que fortalece também a visão da Copa do Mundo como um grande evento. Vamos sediar sete jogos do torneio e é importante que as pessoas vejam que se trata de algo muito mais amplo do que uma partida de futebol. É uma oportunidade de mostrar o país e promover o desenvolvimento humano, com investimentos que ficarão como legado para a população?, ressaltou o governador Agnelo Queiroz.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reforçou o papel da exposição na divulgação da maior festa do futebol mundial. ?A mostra ajudará a promover o país da Copa do Mundo. O Brasil é um país onde o futebol é mais do que um esporte: é parte da nossa cultura e da nossa identidade?, destacou Rebelo.

Também participaram da cerimônia os secretários Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro; de Turismo, Luis Otávio Neves; e do Esporte, Júlio Cesar Ribeiro. ?Toda iniciativa que promova o futebol, esse esporte que faz inclusão social, é muito válida. Essa exposição é especial porque também traz a divulgação das cidades-sede e o incentivo ao turismo. Isso gera emprego e renda?, explicou Claudio Monteiro.

Rumo à Copa ? Satisfeito com a abertura da exposição em Brasília, Cafu tem certeza de que o Mundial no Brasil será um sucesso. ?O Brasil vem se preparando muito bem. A gente tem certeza que vamos fazer a melhor Copa, jamais vista no mundo?, disse um dos maiores laterais-direitos da história do futebol.

Para o ex-jogador, que levantou o troféu da conquista brasileira no Mundial de 2002, o mundo assistirá, em 2014, a um verdadeiro espetáculo dentro e fora de campo. ?Temos uma seleção fantástica, em formação, mas tenho certeza de que até a estreia da Copa do Mundo vamos estar 100%, dentro das nossas condições. E vamos receber os visitantes do jeito que só o brasileiro sabe fazer?, enfatizou.

Serviço:

Exposição ?Brasil ? Um país Um mundo?

Entrada gratuita

Período: 18 de dezembro a 19 de janeiro (exceto nos dias 24, 25 e 31/12 e 1º/01)

Horário: das 10h às 19h

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães ? Eixo Monumental, Lote 05, Ala Sul.

Reportar Erro