8 de março

Brasília abre temporada de 2015 da Fórmula Indy

Agnelo recebeu piloto brasileiro e se revelou aficcionado da competição

acessibilidade:

O Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, será o palco da abertura da temporada 2015 da Fórmula Indy, no dia 8 de março. E as obras para ajustar o circuito, deixando-o apto a receber a competição, começam até o início de janeiro. Brasília recebe a única etapa fora da América do Norte. O piloto brasileiro Tony Kanaan, da Equipe Ganassi, visitou o governador Agnelo Queiroz nesta segunda (3), e demonstrou grande expectativa com a corrida.

Tony, que é presidente da Associação dos Pilotos, veio conferir a pista e agradecer ao governador Agnelo Queiroz a oportunidade de trazer a prova para a capital. ?O mais importante agora é garantir uma pista segura. E nos foi reafirmado que os requisitos serão cumpridos?, afirmou Tony Kanaan.

Grandes eventos ? O governador Agnelo Queiroz explicou que a abertura da Fórmula Indy na capital é a prova de que Brasília está no circuito internacional de grandes eventos. ?É importante para o esporte e para a economia da cidade. É uma oportunidade de trazer para o brasiliense uma corrida como essa. Nosso povo não tinha esse direito de ver competiçõesinternacionais dessa dimensão. A Fórmula indy vai reforçar isso?, declarou.

A Fórmula Indy é mais uma agenda no calendário de grandes eventos em Brasília. Depois de receber a abertura da Copa das Confederações, em 2013, e sete jogos da Copa do Mundo de 2014, a capital do país foi escolhida cidade olímpica e, em 2016, o Estádio Mané Garrincha será palco de partidas de futebol das seleções masculina e feminina durante os Jogos Olímpicos.

Em 2018, a cidade será a sede do Fórum Mundial das Águas e, em 2019, recebe a Universíade, terceiro maior evento esportivo do mundo, com a participação de 12 mil atletas universitários.

Reforma ? O projeto de reforma do Autódromo está dividido em etapas e é de longo prazo. A primeira delas vai permitir a realização da Indy, com obras pontuais para aumentar as áreas de escape, troca do asfalto e instalação do pit lane (linha que antecede a entrada na área dos boxes). ?A reforma completa do Autódromo será feita em dois anos. As obras para atender a Indy vão focar na pista e parte de segurança dos pilotos e expectadores, como instalação de cercas de proteção?, explicou a presidente da Terracap, Maruska Lima.

Até dezembro, a Terracap pretende finalizar o processo licitatório e a contratação dos responsáveis pelas obras da primeira etapa, que devem começar até o início de janeiro e seguir até dias antes da abertura da temporada. Maruska Lima lembra que será adaptada uma arquibancada móvel com a previsão de abrigar cerca de 80 mil espectadores. O Cine Drive-in será mantido no local e a última prova disputada antes das obras será em 6 de dezembro, quando a cidade recebe as 6 Horas de Kart de Brasília.

Calendário ? A Fórmula Indy divulgou o calendário oficial da temporada 2015. A última prova disputada no país foi em 2013, no circuito de rua do Anhembi, em São Paulo. Dois pilotos brasileiros disputam a principal categoria de monopostos dos EUA: o baiano Tony Kanaan, pela Ganassi, e o paulista Hélio Castroneves, pela Penske.

Confira o calendário completo da Fórmula Indy 2015:

8 de março – Brasília

29 de março – St. Petersburg

12 de abril – Nova Orleans

19 de abril – Long Beach

26 de abril – Alabama

9 de maio – Indianápolis (circuito misto)

16-17 de maio – 500 Milhas de Indianápolis (classificatório)

24 de maio – 500 Milhas de Indianápolis

30 de maio – Detroit

31 de maio – Detroit

6 de junho – Texas

14 de junho – Toronto

27 de junho – Fontana

12 de julho – Milwaukee

18 de julho – Lowa

2 de agosto – Mid-Ohio

23 de agosto – Pocono

30 de agosto – Sonoma

Reportar Erro