Sérgio Campos Trindade

Brasileiro que ganhou Nobel da Paz morre por Covid-19 em Nova York

Engenheiro químico Sérgio Campos Trindade pesquisava energia renovável e mudanças climáticas

acessibilidade:
O engenheiro Sérgio Campos Trindade, que morreu vítima de complicações do coronavírus em Nova York. Foto: Arquivo pessoal

Morreu na última quarta-feira, 18, o engenheiro químico Sérgio Campos Trindade, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2007, aos 79 anos, em decorrência de complicações associadas ao coronavírus. Ele teve insuficiência respiratória.

Trindade morreu no estado de Nova York, onde já foram confirmados mais de 7 mil casos de coronavírus. O governador Andrew Cuomo determinou nesta sexta-feira que todas as empresas não essenciais mantivessem seus funcionários em casa. A ordem executiva entra em vigor a partir deste domingo, às 20h.

O brasileiro era um dos maiores especialistas em energia alternativa e seus impactos no meio ambiente e atuava como consultor em negócios sustentáveis. Doutor em engenharia química pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), ele também era membro do Comitê Científico para Problemas do Ambiente, agência associada à ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Trindade recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007 ao lado de outros integrantes do Painel Intergovernamental da Mudanças Climáticas (IPCC), o painel do clima da ONU (Organização das Nações Unidas).

Reportar Erro