vitória brasileira

Brasil emplaca mineira como primeira mulher a dirigir a Organização Internacional do Café

Vanúsia Nogueira dirige hoje a Associação Brasileira de Cafés Especiais

acessibilidade:
Vanusia Nogueira é primeira mulher eleita para cargo de direção da OICAFÉ. Foto: Reprodução

A primeira mulher a assumir o posto de Direção-Executiva da Organização Internacional do Café (OICAFÉ) é brasileira. Vanusia Nogueira foi eleita, nesta quinta-feira (10), e assumirá o cargo no dia 1º de maio em sucessão ao também brasileiro José Dauster Sette, atual Diretor-Executivo da OICAFÉ.

A organização é composta por nações responsáveis por 98% de toda produção mundial, bem como de 67% do consumo de café. O fortalecimento do setor com a adoção de práticas sustentáveis é o pilar da OICAFÉ, sendo uma plataforma de discussão e interação comercial.

O Brasil é uma potência na produção e exportação do produto, sendo detentor de 35% da produção e 32% de participação no mercado internacional, segundo dados da organização na safra 2019/2020. O mercado interno de consumo é o segundo maior do mundo.

Mulher no comando

Com uma larga experiência no setor, Vanusia é atualmente Diretora-Executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e conselheira de quatro entidades: do Conselho Nacional do Café (CNC), da Rainforest Alliance, da Alliance for Coffee Excellence e da Specialty Coffee Association (SCA).

Vanusia nasceu em Minas Gerais em uma família de cafeicultores e possui um longo currículo. Ela é doutora em Administração, pela Universidade Nacional de Rosario (Argentina). Formada em Tecnologia da Informação (TI) e Gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), e tem mestrados em Gestão e em Gestão Avançada de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota destacando a brasileira e diz que “governo brasileiro está confiante em que a OICAFÉ continuará a modernizar-se sob a gestão de Vanusia Nogueira, reforçando sua capacidade de atender às demandas do setor cafeeiro dos estados membros”.

 

 

 

Reportar Erro