Tragédia

Bombeiros encontram crânio entre os escombros do Museu Nacional

Especialistas vão analisar o item para descobrir se é o crânio de Luzia, o fóssil mais antigo encontrado na América

acessibilidade:
Bombeiros apagam pontos de fogo no Museu Nacional após incêndio. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.

Os bombeiros encontraram um crânio em meio aos escombros do Museu Nacional, na manhã desta terça (4). Especialistas vão analisar o item para descobrir se o crânio é de Luzia, o fóssil mais antigo já descoberto na América.

O Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, zona Norte do Rio de Janeiro, foi destruído por um incêndio que começou por volta das 19h30 deste domingo (2) e só foi controlado pelo Corpo de Bombeiros seis horas depois, às 3h da manhã desta segunda (3). Na madrugada desta terça, a chuva ajudou a apagar alguns focos de incêndio, que insistem em continuar a aparecer.

A Defesa Civil esteve no local nesta segunda e constatou que existe a possibilidade de desabamento de partes remanescentes da laje, parte do telhado e paredes dentro do prédio. No entanto, a fachada do palecete que já foi residência da família imperial brasileira não corre o risco de desabar.

O Museu Nacional, inaugurado por Dom João VI, completou 200 anos neste ano e tinha um acervo de mais de 20 milhões de peças. Entre elas estavam itens importantes como o fóssil de Luzia, o primeiro dinossauro montado no país e o maior meteorito já encontrado no Brasil. Segundo funcionários da instituição, apenas 10% do acervo não foi destruído pelas chamas.

Nesta segunda, a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar as causas que levaram ao incêndio. Por ser vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um órgão federal, as investigações e a perícia são de responsabilidade da PF.

Reportar Erro