Santos

Bombeiros combatem pequenos focos de incêndio

Chamas agora se concentram nos diques de contenção

acessibilidade:

O Corpo de Bombeiros mantém, na manhã desta sexta-feira, 10, o combate a pequenos focos de incêndio que persistem nas bacias de contenção, que ficam no entorno dos cilindros atingidos pelo incêndio no pátio da Ultracargo/Tequimar, no complexo industrial da Alemoa, em Santos, litoral sul de São Paulo. Os bombeiros trabalham no local há mais de uma semana.

"A situação mudou. Não podemos dizer mais que as chamas atingem um ou dois tanques, porque elas estão concentradas nos diques de contenção, que estão inundados com combustível, água e espuma", diz a tenente Cíntia Oliveira. "E o combustível emite gás, que entra em combustão espontânea porque a temperatura ainda é muito alta."

Segundo a oficial, além de fazer o resfriamento de toda a área para evitar que o fogo se alastre, as equipes também tentam esvaziar essas bacias de contenção e trabalham para conter vazamentos nas válvulas do sistema de transbordo dos tanques. No total, seis cilindros foram atingidos pelas chamas. Cinco com gasolina e um com etanol.

"Este tanque de álcool está praticamente vazio, mas ainda há muito gás dentro. No alto, há um respirador que libera esse gás. E a alta temperatura também provoca a combustão. Por isso, algumas vezes surgem labaredas no alto do cilindro", explica a tenente. (AE)

Reportar Erro