Cultura em pedaços

Bombeiros amplia prazo para governo mostrar plano de reforma do Teatro Nacional

Bombeiro dá prazo para GDF mostrar plano de reforma e mantém eventos

acessibilidade:

O Corpo de Bombeiros prorrogou para 23 de dezembro o prazo para a Secretaria de Cultura apresentar o plano de reforma do Teatro Nacional e, segundo a pasta, a primeira versão do projeto básico já foi entregue para análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

O prazo expirava no último sábado (19), mas agora as atividades do espaço estão mantidas normalmente até o fim do ano, como explicou o subsecretário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultura, José Delvinei.

 

“Essa prorrogação é algo natural, já que nosso contrato para o projeto de reforma do Teatro Nacional deve ser concluído no fim do ano. Os problemas encontrados na estrutura da casa serão sanados com o restauro total do Teatro Nacional Cláudio Santoro)”, enfatizou.

 

A programação de eventos do teatro segue normalmente e, na próxima semana, haverá concerto de gala da Orquestra Sinfônica sob regência do maestro convidado Osvaldo Colarusso.

 

O espetáculo será às 20h, na sala Villa-Lobos, e a entrada é franca, obedecendo a ordem de chegada do público. A apresentação dará continuidade ao Festival “500 anos de Música Alemã”, como parte da “Temporada da Alemanha no Brasil, 2013 ? 2014”.

 

ADEQUAÇÕES- A última reforma do Teatro Nacional foi em 1998, anterior à Lei de Acessibilidade sancionada em 2004, com normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida.

 

Para adequar o espaço ao dispositivo, às regras de segurança contra incêndio e, assim, conseguir o “habite-se”, um grupo de trabalho foi criado pela secretaria de Cultura, com participação do Corpo de Bombeiros, Agência de Fiscalização (Agefis), Administração de Brasília, Secretaria de Habitação e Iphan.

 

Como resultado do trabalho desse grupo, a empresa Acunha Solé Engenharia Ltda foi contratada em agosto, por licitação, para planejar a reforma, um investimento que está orçado em R$ 3,22 milhões com expctativa de início das obras para 2014.

Reportar Erro