Energia sustentável

Bolsonaro volta ao Nordeste e inaugura termelétrica de gás natural em Sergipe

Porto de Sergipe I é considerada a maior termelétrica a gás natural da América Latina

acessibilidade:

Dando sequência à sua movimentada agenda de eventos e inaugurações, o presidente Jair Bolsonaro retorna ao Nordeste nesta segunda-feira (17), para inaugurar a Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I, na Barra dos Coqueiros (SE). O presidente ainda sobrevoará de helicóptero o terminal de gás natural liquefeito (GNL), o navio regaseificador Golar Nanook, uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU).

Prestes a completar seis meses de sua entrada em operação comercial, sob condução das Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), a Termelétrica Porto de Sergipe I tem capacidade de geração de 1.551 MW e é considerada a maior termelétrica a gás natural da América Latina, além de integrar o primeiro terminal de regaseificação de GNL privado do Brasil.

O combustível utilizado é o gás natural, trazido para Sergipe na forma de gás natural liquefeito – GNL, e regaseificado na unidade flutuante, uma solução mais eficaz e menos poluente na comparação com o diesel e o carvão, já que reduz a emissão de gases em até 90%.

A usina opera desde março e tem capacidade de atender 15% da demanda de energia do Nordeste. E é também o primeiro projeto no país a utilizar turbinas 7HA, fabricadas pela General Eletric (GE) e reconhecidas como o modelo mais eficiente disponível no mercado.

Outro marco é o de primeiro contrato firmado com a GE na América Latina para o sistema OpShield, solução de segurança cibernética da multinacional. Além da General Eletric, outra empresa que opera no mercado internacional e mantém relações comerciais com o estado a partir da UTE Porto de Sergipe I é a Ocean LNG Limited (consórcio entre Qatar Petroleum e ExxonMobil), responsável pelo fornecimento de GNL à unidade.

A agenda oficial de Bolsonaro prevê desembarque em Aracaju por volta das 10h. A inauguração deve ocorrer às 11h. E o presidente embarca de volta para Brasília às 13h.

Participam da solenidade em Sergipe o ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, o governador sergipano, Belivaldo Chagas (PSD), e do CEO da Golar Power, Eduardo Antonello. Além do presidente da Celse, Pedro Akos Litsek e do Deputado Federal, Laércio Oliveira (PP-SE) e outras autoridades. (Com informações da agência de notícias do Governo de Sergipe)

Reportar Erro