Manifestação de apoio

Bolsonaro faz voo de helicóptero e anda a cavalo para prestigiar ato em Brasília

Protesto tinha faixas com pedidos de fechamento do STF e do Congresso, além da defesa de uma intervenção militar

acessibilidade:
Antes de caminhar na Esplanada dos Ministérios, Bolsonaro sobrevoou a manifestação. Foto: Reprodução Facebook

O presidente Jair Bolsonaro fez um sobrevoo de helicóptero para acompanhar uma manifestação de apoio ao seu governo na manhã deste domingo. Ele estava acompanhado pelo filho Flávio Bolsonaro, senador pelo Rio de Janeiro, alvo de investigações por “rachadinha” na época em que era deputado estadual.

Os manifestantes também faziam críticas ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. O presidente, sem máscara, passou aproximadamente meia hora cumprimentando os manifestantes que se aglomeravam na frente do Planalto. Ele montou em um cavalo da cavalaria da Polícia Militar e percorreu novamente o local antes de retornar à residência oficial.

Os participantes do ato começaram a chegar à Esplanada dos Ministérios por volta das 9h, gerando novamente aglomerações em plena pandemia do novo coronavírus. O trânsito foi bloqueado na região da Praça dos Três Poderes, para permitir que os manifestantes se concentrassem no local.

Em frente ao STF, manifestantes exibiram faixas criticando atos de “censura” realizados pela corte, na semana em que o ministro Alexandre de Moraes determinou busca e apreensão contra blogueiros bolsonaristas sob suspeita de disseminação de fake news e ataques aos ministros.

Também havia faixas em defesa da intervenção militar. “Censura e tirania no Brasil não”, diza uma das faixas. Alguns manifestantes empunharam uma faixa pedindo “intervenção militar”. Havia ainda uma bandeira que pede “intervenção no STF”.

Um grupo entoou gritos de ordem contra o STF em frente à Corte. “STF, preste atenção, sua toga vai virar pano de chão”, diziam. Também há faixas dizendo “abaixo à ditadura do STF”.

Ato com tochas e máscaras

Manifestantes com máscaras e tochas fizeram ato contra o Supremo na noite de sábado (30), em Brasília. Foto: Reprodução

Na noite deste sábado, 31, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro fizeram um ato na noite deste sábado (30) com tochas e máscaras em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

As palavras de ordem dos manifestantes foram dirigidas contra o ministro Alexandre de Moraes. O ato contou com cerca de 30 pessoas.

Em redes sociais, internautas lembraram que tochas e máscaras são elementos marcantes em atos do grupo supremacista branco Ku Klux Klan, também conhecido como KKK, nos Estados Unidos.

Também lembraram do uso de tochas em manifestações dos nazistas, na Alemanha da década de 1930.

Criado em 1860, o Ku Klux Klan defende ideais de extrema-direita como a supremacia branca, o nacionalismo branco e a anti-imigração. No século passado, o grupo foi responsável pela perseguição e assassinato de negros e ativistas de direitos civis, além de ataques terroristas.

Reportar Erro