Bolsonaro amplia vantagem sobre Lula no Estado de SP, maior colégio eleitoral

acessibilidade:

O presidente Jair Bolsonaro(PL) ampliou sua vantagem sobre o principal adversário Lula (PT) entre os eleitores do Estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do País, na intenções de voto para presidente da República, nas eleições de outubro.

De acordo com levantamento do Paraná Pesquisas, Bolsonaro subiu para 39,1% na preferência dos paulista, enquanto o petista estacionou nos 35% verificados na pesquisa anterior, realizada em maio.

Os números mostram que Bolsonaro, que estava atrás em abril, empatou com Lula e depois abriu. Na pesquisa de abril, o atual presidente estava atrás, com 31%, e Lula liderava com 34,1%.

Já no levantamento seguinte, realizado pelo Paraná Pesquisas no início deste mês maio, Bolsonaro já apareceu na frente do rival, mas em situação de empate técnico: o presidente tinha 35,8%, enquanto Lula somava 34,9%. Portanto, o presidente tinha 0.9 ponto percentual de vantagem sobre o adversário.

Agora, na segunda pesquisa realizada em maio, três semanas após a anterior, Bolsonaro ampliou sua vantagem, agora situada em 4,1 pontos percentuais,.

Neste levantamento realizado entre eleitores do Estado de São Paulo, Ciro Gomes (PDT) aparece com os mesmos 5,4% do levantamento anterior, consolidando o terceiro lugar nas intenções de voto.

O nome de João Doria (PSDB) aparece porque o levantamento começou a ser realizado antes de o ex-governador de São Paulo anunciar seu afastamento da disputa presidencial. Ele aparece em 4º lugar, com 3,9%, registrando 1,9 ponto percentual a menos que a pesquisa anterior.

André Janones (Avante) tem 1,1%, mesmo percentual de Simone Tebet (MDB), e os demais pré-candidatos  somam menos de um ponto.

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor não é confrontado com uma lista de candidatos, Bolsonaro também lidera, com 24,3%, 4,2  pontos percentuais a mais que os 20,1% atribuídos a Lula. Ciro Gomes soma 1,4%.

O Paraná Pesquisas entrevistou presencialmente (e não por telefone) 1.880 eleitores em 76 municípios paulistas, entre os dias 22 e 26 deste mês. A pesquisa está registrada no TSE sob nº BR-06924/2022.

Veja os números do Cenário 1 para presidente no Estado de São Paulo:

Reportar Erro