espera-se manter 2%

Banco Central realiza última rodada de discussões para definir Selic

Percentual definido pelo Copom deve ser divulgado no final da tarde de amanhã (16)

acessibilidade:
O serviço não será disponibilizado em nenhuma outra página da internet. Foto: Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realiza nesta terça-feira (15), a primeira reunião da última rodada de discussões para definir a taxa básica de juros, Selic. No final da tarde de amanhã (16), o BC deverá divulgar o valor estipulado pela cúpula.

Segundo estimativa do mercado, espera-se que a Selic seja mantida nos atuais 2% ao ano até o final de 2020. Para o próximo ano, a expectativa é que ela alcance os 2,5% ao ano.

Esta é a sexta reunião do grupo diretor do BC, os encontros ocorrem em intervalos de 45 dias. Os primeiros debates são dedicados a apresentações técnicas sobre a situação vigente do mercado financeiro nacional e internacional.

As reuniões do Copom são realizadas em intervalos de cerca de 45 dias. No primeiro dia do encontro são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro.

No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem os valores para taxa básica. A Selic serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ela representa o valor médio cobrado em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas diariamente.

Reportar Erro