Iugu e Pagcerto

Banco Central comunica vazamento de dados do PIX

Segundo o BC, não foram expostos dados sensíveis o que não seria suficiente para terceiros realizarem movimentações financeiras nas contas

acessibilidade:
Banco Central do Brasil. (Foto: EBC)

O Banco Central informou nesta terça-feira (11) que um problema de segurança causou o vazamento de dados pessoais vinculados a 19.849 chaves Pix que estavam sob a responsabilidade da IUGU Instituição de Pagamento S..A. (IUGU) e da PAGCERTO Instituição de Pagamento S.A. (PAGCERTO).

Em nota divulgada no site da instituição, o BC explica que as informações obtidas por terceiros são  referentes a nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta e ressalta que elas não são suficientes para fazer movimentações financeiras nas contas.

Esses foram o nono e o décimo vazamento de dados de clientes por instituições financeiras e de pagamentos do PIX.

O banco também salienta que não foram expostos senhas ou outros dados sob sigilo bancário e fala que está fazendo uma “apuração detalhada” internamente, para que os responsáveis recebam as devidas sanções.

As pessoas com contas afetadas pelo problema foram avisadas exclusivamente pelos canais de relacionamento ou pelo internet banking das suas respectivas instituições financeiras.

Reportar Erro