Novos Ônibus

Bancada do DF exige explicações sobre licitação

MPDF chegou a advertir sobre os riscos na licitação

acessibilidade:

A bancada do Distrito Federal enviou nesta quarta-feira (3) uma representação ao governador do DF Agnelo Queiroz solicitando esclarecimentos ?urgentes? sobre irregularidades apontadas no processo licitatório do transporte coletivo local. O documento é assinado pelos deputados Luiz Pitiman, Rodrigo Rollemberg, Reguffe, Izalci, Jaqueline Roriz, Ronaldo Fonseca e Ericka Kokay ? todos acusam o governo de manter um oligopólio no serviço público licitado.

O Ministério Público do Distrito Federal (MPDF) chegou a advertir sobre os riscos na licitação por haver ?relações societárias entre a Viação Pioneira Ltda e a Viação Piracicabana Ltda?. ?Elas [as empresas] integram o mesmo grupo de sociedade, ou seja, fazem parte do mesmo grupo econômico, qual seja, o grupo Constantino?, acusam os parlamentares no documento. Segundo eles, mesmo com a recomendação do MPDF para que o governo local cancelasse o certame, o processo continuou. Para os deputados, não cumprir tal recomendação ?não é ilegal, mas pode ser visto como uma forte prova de irregularidade?.

O documento encaminhado pela bancada aponta ainda o delator do escândalo Caixa de Pandora, Durval Barbosa, como o responsável por ?dar as cartas? no governo Agnelo, usando em postos chaves homens de sua confiança. Um exemplo seria Galeano Furtado Monte, ex-chefe de gabinete na Codeplan, entre 1999 a 2002, e que foi nomeado presidente da Comissão Especial de Licitação da Secretaria de Transportes, justamente quando ocorre a maior concorrência dos últimos anos no setor.

Reportar Erro