Alagoas

Baixo volume de água na barragem de Sobradinho, pode desabastecer municípios alagoanos

Problemas em sobradinho pode desabastecer municípios Alagoanos

acessibilidade:

A barragem de Sobradinho, localizada em nos municípios de Sobradinho e Casa Nova na Bahia, está próximo de atingir o menor volume de água da história. Sendo considerada o maior reservatório do Nordeste, essa diminuição no nível da água na barragem pode prejudicar o abastecimento de algumas cidades alagoanas. Caso não chova nos próximos meses, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) estuda a diminuição da vazão da Hidroelétrica de Sobradinho, provocando a redução do volume do Rio São Francisco, onde são captadas águas para o abastecimento de municípios sertanejos, principalmente em Pão de Açúcar e Traipu.

“O que nos deixará em alerta é se confirmar a redução da vazão na hidroelétrica, pois o volume do Rio São Francisco diminuiria vinte centímetros em alguns pontos, o que pode prejudicar a captação de águas para o abastecimento humanos em cidades alagoanas. Traipu e Pão de Açúcar receberiam uma atenção especial”, afirmou o segundo acessor técnico de Sanemaento de Alagoas (Casal), Jorge Brizeno.

O presidente da Casal, Clécio Falcão, informou que a companhia já realizou um planejamento de ações para adequar a captação para os níveis baixos no São Francisco. “Já enviamos ao Ministério da Integração Nacional o nosso planejamento com orçamento em torno de R$ 7,5 milhões para que sejam feitas ações para adequar a nossa captação e com isso não prejudicar os municípios da Bacia Leiteira, baixo São Francisco e Sul de Alagoas”, contou.

 

Reportar Erro