Por pouco

Aviões quase colidem no momento da decolagem

Aeronáutica vai abrir investigação para analisar caso

acessibilidade:

Dois aviões que decolaram simultaneamente quase se chocaram no Aeroporto Internacional de Presidente Juscelino Kubitschek, às 7k30 desta terça-feira (23). Algo inusitado, pois de acordo com a Aeronáutica, desde novembro de 2015 o aeroporto opera decolagens simultâneas, devido às pistas paralelas.

Nesse caso, as aeronaves deveriam seguir em direções opostas, entretanto o avião de matrícula PR-BSI, deveria virar para a direita, mas acabou virando para a esquerda invadindo assim a área do avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O controlador de voo pediu ao piloto da FAB que interrompesse o procedimento e alterasse a rota, para evitar a colisão.

Agora a Aeronáutica vai abrir investigação tendo como base os áudios e as informações do radar.

Controlador: Força Aérea 85.282, trace uma posição de uma hora. Curve imediatamente agora para o rumo norte, senhor, a fim de evitar que essa aeronave… Interrompa a subida agora.

Controlador: Força Aérea 2582 controle Brasília, interrompa a subida agora. Trace uma correção agora de uma hora, mesma altitude, senhor.

Piloto da FAB: Tô visual, mantendo separação aqui. A aeronave iniciou curva à direita, a saída nossa ficou conflitante com esse tráfego, ok? A saída era prevista, a decolagem da 11 esquerda com ligeiramente curva à direta. Não tem, não tem mais como fazer essa saída aqui com essa aeronave decolando.

Controlador: O senhor está correto, Força Aérea 2582. Bravo-Serra e Índia (PR-BSI), a sua decolagem deveria ter iniciado a curva à direita, 4,1 mil pés. Suba agora para o nível 270.

Piloto do PR-BSI: Subindo para o 270 pró-sul.

O avião que quase colidiu na hora da decolagem, é da Polícia Federal indo para São Paulo fazer o  transporte do marqueteiro do PT João Santana.

Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Reportar Erro