Eleições 2022

Avaliação de Bolsonaro volta a subir, mas ele se mantém em 2º na eleição

Pesquisa Exame/Ideia aponta Lula com 40% e Bolsonaro com 29%, no cenário estimulado. No espontâneo, diferença cai para 9 pontos

acessibilidade:
Ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Levantamento Exame/Ideia divulgado nesta quinta-feira (24) mostra que a avaliação do governo Bolsonaro melhorou em relação à última pesquisa, em fevereiro, mas 44% dos brasileiros ainda desaprovam a atual administração, enquanto 32% aprovam e 22% não aprovam, nem desaprovam o governo e 2% não souberam responder.

No cenário eleitoral estimulado, o instituto Ideia aponta que o pré-candidato petista Lula tem 40% das intenções de voto para presidente, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), tem 29%.

O ex-ministro Sergio Moro (Podemos) empata em terceiro lugar com o ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT), ambos com 9%.

Os tucanos Eduardo Leite e João Doria têm 2% e 1% respectivamente, e o restante dos pré-candidatos não passam desse patamar.

No cenário espontâneo, onde o nome dos candidatos não é apresentado para o pesquisado, Lula ainda lidera com 34,6%, mas a diferença para Bolsonaro (25%) cai para menos de 10 pontos percentuais. Sergio Moro e Ciro Gomes empatam com 4% cada.

A pesquisa Exame/Ideia ouviu 1.500 eleitores, por entrevista por telefone, entre 18 e 23 de março e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número BR-04244/2022.

Reportar Erro