Árvores transplantadas para realização do Expresso DF Sul renascem
O governador Agnelo Queiroz e o vice-governador, Tadeu Filippelli, visitaram, nesta segunda-feira (13), o Viveiro II da Novacap, onde foram plantadas as 67 árvores da espécie sibipiruna retiradas do canteiro central da Estrada Parque Aeroporto para realização das obras do Expresso DF Sul. As árvores, que já começaram a brotar, foram transplantadas em novembro de 2013.
“São árvores muito antigas, e é uma satisfação conseguirmos recuperá-las. Esse é um exemplo da importância prioritária que estamos dando ao meio ambiente”, enalteceu Agnelo Queiroz.
Segundo Filippelli, as sibipirunas têm, em média, 50 anos, e fazem parte da história de Brasília. “O governo teve uma atitude corajosa e respeitosa porque usou tudo o que era possível para fazer o transplante dessas árvores, mesmo com especialistas dizendo que elas não brotariam”, enfatizou.
As plantas, que levaram cerca de 10 dias para serem levadas de um local a outro, são regadas e recebem adubo para seu desenvolvimento. Além disso, no novo lugar, elas têm espaço suficiente para crescer.
ESPAÇO – No Viveiro II da Novacap, existem cerca de 5 mil árvores e 200 mil mudas plantadas nos 78 hectares de extensão. No local, também há um triturador de galhos para fazer adubo orgânico usado no fortalecimento das plantas.