Craft Design

Arte do filé ganha espaço no mercado de decoração

Artesanato de Maceió é exposto na importante feira Craft Design

acessibilidade:

O genuíno filé da região das Lagoas Mundaú e Manguaba, patrimônio imaterial do povo alagoano, ganha cada vez mais espaço no mercado de decoração, moda, design e arte. Nesse mês de agosto, produtos criados pelas artesãs do Instituto Bordado Filé (Inbordal) foram expostos em um dos maiores eventos do segmento no Brasil, a Craft Design.

Trata-se de uma feira de negócios com tendências na área de decoração, design e arte. Idealizado há mais de 15 anos, o evento é direcionado a lojistas, mercado corporativo, arquitetos, decoradores, fabricantes e outros profissionais do setor., Em sua 27ª edição, promove a integração tanto de novos talentos quanto de designers consagrados, com o setor produtivo e seus canais de distribuição.

“Trata-se de um excelente cenário para exposição do nosso filé”, afirma a assessora especial da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vania Amorim. Segundo ela, o bordado produzido pelas artesãs do Inbordal tem características únicas, de grande valor cultural, social e artístico.

A exposição rendeu boas encomendas, além da expansão da rede de relacionamento das bordadeiras. Tudo isso só foi possível graças a iniciativa do Sebrae Alagoas, que além de viabilizar o estande para a mostra, preparou um catálogo exclusivo para uso na Craft Design.

“A feira é uma vitrine maravilhosa e foi muito importante para que as próprias bordadeiras se sentissem parte de um evento de porte tão grande. Acreditamos que, além das encomendas, conseguimos gerar maior visibilidade para o Instituto Bordado Filé e para os produtos com identidade alagoana, incentivando a valorização da cultura do estado”, destaca Ana Cristina Moreira, analista da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae Alagoas.

Petrúcia Lopes e Lucineide Sena representaram as 28 artesãs do Inbordal na Craft Design e apresentaram orgulhosas peças como, porta-guardanapos, jogos americanos, sousplats, passadeiras e palas, tudo confeccionado com o legítimo bordado filé alagoano. (Da Ascom/Fmac)

Reportar Erro