A pedido do MPF

Arrecadação com ações penais será revertida para combate ao coronavírus no RN

Cerca de R$ 50 mil devem ser transferidos imediatamente e desembolsado em 30 dias

acessibilidade:

A Justiça Federal no Rio Grande do Norte atendeu pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que os recursos arrecadados com ações penais no estado sejam destinados ao Fundo Estadual de Saúde (FES/RN), com a finalidade de auxiliar no combate ao novo coronavírus (COVID-19). A transferência dos valores será imediata, e o cronograma de desembolso deve ter prazo de 30 dias.

O pedido, assinado pelo procurador da República Gilberto Barroso, inclui os recursos provenientes de prestações pecuniárias em ações penais, suspensões condicionais de processos e acordos de não persecução penal.

De acordo com a decisão, os recursos transferidos ao Fundo de Saúde potiguar “deverão ser aplicados exclusivamente na produção, aquisição e distribuição de insumos específicos dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), tais como medicamentos e equipamentos médicos destinados à prevenção e/ou ao tratamento da doença decorrente da infecção pelo coronavírus”.

O Fundo Estadual de Saúde do RN deverá assinar termo de responsabilidade e prestar contas em 30 dias.

O procurador da República Kleber Martins ressaltou que a situação atual exige “enorme esforço de todas as instituições públicas e, até mesmo, da iniciativa privada para que nosso sistema público de saúde possa suportar a demanda potencial” decorrente da pandemia. (Com informações da Ascom do MPF no Rio Grande do Norte)

Reportar Erro