Alagoas 20 anoos

'Virada Cultural' celebra neste fim de semana o bicentenário de Alagoas

Fim de semana de arte e cultura na Virada Cultural de Alagoas

acessibilidade:

Uma virada cultural comemora neste fim de semana o bicentenário da emancipação política de Alagoas, apresentando como um dos principais atrativos a diversidade musical alagoana. A festa vai dura 24 horas e será no bairro do Jaraguá, em Maceió. Três palcos recebem mais de 100 artistas.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também é um dos pontos de festa. Lá, os amantes da música clássica apreciam a tradicional música de câmera, a partir das 17h de sábado. Na Praça Marcílio Dias, a diversidade será o ponto central, com hip-hop, rock, música eletrônica e DJs, durante todo o fim de semana.

A cultura alagoana será representada por maracatus, afoxés, bumba-meu-boi, coco de roda, pífanos, fandango, reinado, capoeira, chegança, pastoril, guerreiros, quadrilhas juninas e até escolas de samba, entre outros grupos.

O estado de Alagoas, em especial a capital Maceió, é reconhecido nacionalmente pela beleza dos atrativos naturais, como as praias de Ponta Verde e Pajuçara. Algumas opções de atividades são os passeios às piscinas naturais aquecidas pelo sol alagoano e a prática de esportes náuticos, como a natação e o surf. Também é possível conhecer a biodiversidade e a história naval da região por meio de mergulhos turísticos.

Os municípios do interior alagoano, como Murici e União dos Palmares, também encantam os turistas com a beleza de paisagens naturais compostas por cachoeiras e serras cobertas pela biodiversidade da Mata Atlântica. O local conta ainda com o legado cultural africano e com a história do maior quilombo do Brasil, que são preservados na Serra da Barriga, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1986.

Kel Monalisa, Elaine Kundera, Messias Lima, foram algumas atrações da manhã deste domingo (17), na Virada Cultural.

"Parabenizo o Governo do Estado pela iniciativa. O momento está sendo muito importante para que o público conheça os artistas da terra, de diversos estilos. Espero que isso aconteça todo ano", comentou a cantora Fernanda Guimarães.

O cantor de forró Messias Lima, durante sua apresentação, destacou o incentivo do governador Renan Filho aos artistas locais. "Isso nunca aconteceu antes em Alagoas, mas agora temos o governador Renan Filho, incentivando a cultura e os artistas", disse.

As atrações da Praça Dois Leões continuam até às 23h, com apresentações de Junior Almeida, banda Mopho, Wilma Araújo, entre outros.

Confira a programação completa: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/19429-virada-cultural-marca-comemoracoes-do-bicentenario-e-conta-com-mais-de-100-artistas-da-terra

Reportar Erro