Centro Paula Souza

Após reintegração, alunos fazem ato na zona norte

Em ato contra desocupação, estudantes bloqueiam Av. Tiradentes

acessibilidade:

A Polícia Militar cumpriu na manhã desta sexta-feira, 6, pedido de reintegração de posse na sede administrativa do Centro Paula Souza, na Santa Ifigênia, região central da capital paulista. A Tropa de Choque da PM não usou balas de borracha ou bombas de gás para retirar os alunos que estavam no local desde o dia 28 para protestar por melhorias na merenda das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).

Após deixarem o prédio do Centro Paula Souza, na Rua dos Andradas, os estudantes fazem passeata por vias da região central. Eles tentaram invadir a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec-SP), localizada na Avenida Tiradentes, mas foram impedidos pela PM, com escudos e cassetetes. Houve um início de confronto, mas os alunos recuaram e, em seguida, fecharam a via, que faz parte do Corredor Norte-Sul.

Ao menos 14 escolas estaduais – 12 técnicas e duas regulares – seguem ocupadas por alunos no Estado.

A reintegração começou por volta das 6h40. Alguns estudantes furaram o bloqueio da PM e tentaram entrar na autarquia estadual. Os policiais reagiram, montaram uma barreira com os escudos e avançaram contra os alunos, que recuaram.

Um fotógrafo do site Diário do Centro do Mundo ficou ferido após, segundo ele, ter sido agredido no rosto com um cassetete pela polícia.

No interior do prédio, o relato do tenente Felipe Neves é que extintores de incêndio foram acionados em alguns locais da escola sem necessidade, deixando o chão sujo. Uma porta corta-fogo foi danificada. Há ainda diversos móveis empilhados que teriam sido usadas como barricadas pelos alunos, além de mangueiras usadas para trancar portas. Um inventário está sendo feito pelos policiais para fazer um balanço dos prejuízos. Com informações da Agência Estado.

Reportar Erro