22 cidades

Após ocupação, PSDB quer CPI 'ampliada' da merenda

Tucanos querem que CPI da merenda amplie o foco para 22 cidades

acessibilidade:

Deflagrada no início do ano, apenas nesta terça-feira, 10, a máfia da merenda ganhou apoio do PSDB para ter instalada uma comissão de investigação na Assembleia Legislativa de São Paulo. Foi preciso ocupação de estudantes na Casa para que a decisão fosse tomada – e quatro dias depois da desocupação.

No entanto, os tucanos querem que a proposta original do PT seja ampliada para as 22 cidades que fecharam convênios com a Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf) e não focar apenas na Secretaria de Educação. A criação de uma outra CPI para investigar o caso tem aval do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A Coaf, que é baseada em Bebedouro, está no centro da "Operação Alba Branca" da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual. O objetivo é investigar contratos entre a cooperativa e órgãos públicos que foram forjados e tiveram os preços dos alimentos adulterados.

"Vamos propor essa CPI e procurar apoio do PT, PCdoB e demais partidos de oposição. O pedido original era restrito a secretaria de Educação de São Paulo, mas a pasta tem convênio com todas as prefeituras. A CPI será maior e mais ampla", diz o deputado Carlão Pigantari, líder do PSDB na Assembleia. 

A bancada do PT na Assembleia pedirá ainda nesta terça o afastamento do presidente da Casa, Fernando Capez (PSDB), que é investigado na Alba Branca.

Reportar Erro