1.462 não apareceram

Após duas fases, 17% das vagas do Mais Médicos ainda não foram preenchidas

Mais de 1,4 mil vagas ainda não foram preenchidas desde a saído dos médicos cubanos, diz governo

acessibilidade:

Das 8.517 vagas do programa Mais Médicos que foram abertas para substituir médicos cubanos, 1.462 (17,2%) não foram preenchidas, segundo o Ministério da Saúde. Os cubanos encerraram o contrato com o governo brasileiro em 14 de novembro.

Na quinta, 10, foi encerrada a segunda fase para que médicos brasileiros com registro profissional no país se apresentassem nos locais onde escolheram atuar. Dos 1.707 que se inscreveram nesta etapa de seleção, 1.087 compareceram aos municípios escolhidos.

As 620 vagas que não foram ocupadas foram somadas a outras 842 que também não tinham sido preenchidas após o fim da primeira etapa, encerrada em 18 de dezembro.

Nas próximas fases, as mais de 1,4 mil vagas serão oferecidas a médicos que têm diploma estrangeiro — mesmo sem a revalidação do documento.

Os brasileiros formados no exterior escolhem os locais de atuação nos dias 23 e 24 de janeiro. Em seguida, se sobrarem vagas, estrangeiros formados fora do país podem escolher municípios onde trabalhar, nos dias 30 e 31 de janeiro.

Segundo o Ministério da Saúde, 10.205 médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior completaram a inscrição de participação no Mais Médicos.

Apenas nos dias 4 e 5 de fevereiro os brasileiros com diploma estrangeiro começam as atividades. Os estrangeiros sem registro no país, nos dias 6 e 7 de fevereiro. De 25 a 27 de março, os profissionais — brasileiros ou não — com diploma de fora do país começam a trabalhar (depois das atividades preparatórias).

Reportar Erro