Fim da paralisação

Após 77 dias de greve, metrô do DF volta a funcionar normalmente

Na terça, Justiça do Trabalho do Distrito Federal determinou que funcionários voltassem a trabalhar nesta quinta

acessibilidade:
Metrô-DF. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

O Metrô do Distrito Federal voltou a funcionar normalmente nesta quinta (18), após 77 dias de greve dos metroviários. A volta ao trabalho dos funcionários foi determinada na terça (16) pela Justiça do Trabalho do DF.

Nesta manhã, todos os 24 trens da frota circularam. Durante os dias de paralisação, apenas 75% dos veículos circulavam nos horários de pico, entre às 6h e 8h45 e das 16h45 às 19h30.

Na decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10), os desembargadores consideraram que a greve não foi abusiva e que os dias em que houve paralisação não devem ser descontados dos salários dos trabalhadores.

No entanto, uma liminar do Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve os pagamentos cortados até que seja analisado o mérito. O Sindicato dos Metroviários (Sindmetro-DF) irá recorrer dessa decisão.

O sindicato da categoria pedia a manutenção do acordo coletivo, pagamento de retroativos e o reconhecimento da jornada de trabalho dos pilotos, que já é aplicada desde 2010, segundo os trabalhadores.

Reportar Erro