Ao vivo: Câmara dos Deputados retoma discussões da Reforma da Previdência

PEC que altera a Previdência precisa ser votada em segundo turno antes de seguir para o Senado

acessibilidade:
O plenário da Câmara analisa a PEC da Previdência em segundo turno. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados retomou, por volta das 19h desta terça-feira (6), a votação a Proposta de Emenda à Constituição 06/2019 que faz alterações no sistema previdenciário brasileiro, a reforma da Previdência.

Na primeira votação da noite, o Plenário da Câmara aprovou a quebra do prazo de cinco sessões entre as votações em primeiro turno e em segundo turno para que a PEC possa ser votada ainda hoje.

Após a fase de discussão, os deputados passarão à votação do texto-base e, em seguida, analisarão os destaques – propostas para modificar a redação da PEC. Segundo o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), a previsão é encerrar a matéria na Casa até quarta-feira (7).

“A minha expectativa é que quarta à noite a gente possa ter a [votação] final do segundo turno e na quinta, a gente encaminha para o Senado Federal a PEC da Previdência”, disse. “[Podemos] votar o principal e mais dois ou três destaques. Aí a gente pode encerrar [a sessão]”, completou. No início da sessão, os parlamentares aprovaram, em votação simbólica, a quebra do prazo de cinco sessões entre as votações em primeiro turno e em segundo turno para que a PEC possa ser votada ainda hoje.

O primeiro turno da proposta foi concluído no dia 13 de julho. Na ocasião, o texto principal foi aprovado por 379 votos a 131. Em segundo turno, são necessários também 308 votos para aprovar a PEC, e os partidos podem apresentar somente destaques supressivos, ou seja, para retirar partes do texto. Após concluída a tramitação na Câmara, a matéria segue para análise do Senado, onde também será analisada em dois turnos de votação.

Acompanhe ao vivo as discussões sobre o tema.

Reportar Erro