Fins medicinais e científicos

Anvisa vota nesta terça propostas sobre cultivo de maconha no Brasil

Pacientes que recorrem a ações judiciais para usar remédios não registrados devem ser os mais beneficiados

acessibilidade:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) começa a votar nesta terça (11) duas propostas sobre a regulamentação do cultivo de maconha para fins medicinais e científicos no Brasil.

Após a análise, as propostas passam por consulta pública, podendo ser alterada antes de serem submetidas à votação definitiva na Diretoria Colegiada da Anvisa.

A primeira proposta trata da criação de uma resolução que regulamente os requisitos técnicos e administrativos para o cultivo de Cannabis sativa; já na segunda proposta, a Anvisa irá analisar a definição de procedimentos científicos para registro e monitoramento de medicamentos feitos com Cannabis sativa ou seus derivados.

Atualmente, é proibido cultivar maconha no país. Quem produz para consumo pessoal está sujeito a prestar serviço comunitário e a participar de programa educativo. Não há na legislação ressalva para o uso médico.

Pacientes que precisam recorrer a ações judiciais para terem acesso a remédios não registrados no Brasil devem ser os maiores beneficiados pelas propostas. Esses pacientes são portadores de doenças, como esclerose múltipla e dores crônicas oncológicas.

Reportar Erro