Energia elétrica

Annel libera corte de energia por falta de pagamento da conta

Entretanto, famílias de baixa renda estão isentas da interrupção do serviço

acessibilidade:
Esse volume é suficiente para atender 11,49 milhões de residências durante um ano Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Medida da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) libera os cortes de energia de clientes que tenham débitos. Uma resolução de março, proibia os cortes quem não conseguiu pagar a conta de luz durante o período da pandemia.

Entretanto, famílias de baixa renda estão isentas da interrupção do serviço. Para isso é necessário que os consumidores sejam beneficiados pela Tarifa Social de Energia Elétrica.

Os cortes também estão proibidos para os consumidores que dependem de equipamentos elétricos essenciais à preservação da vida. Que não estejam recebendo a fatura impressa, ou aqueles que moram em locais onde não há posto de arrecadação, como lotéricas e instituições financeiras.

Também estão proibidos os cortes de energia nas sextas, aos sábados, domingos, feriados e dias que antecedem feriados.

Agência aprovou um calendário de retomada de a partir de 1º de agosto, desde que haja aval das autoridades locais de saúde. Até o dia 31 de agosto, as empresas energéticas devem retomar os serviços como ressarcimento por danos em equipamentos.

A resolução, aprovada em 24 de março, venceria em 23 de junho e foi prorrogada para 31 de julho. O objetivo era garantir a segurança na distribuição de energia por conta da pandemia.

Reportar Erro