Ex-aliado de Renan

Vereadores de Maceió querem Kelmann Vieira governando Alagoas

Presidente da Câmara debate com Rui sobre enfrentar Renan Filho

acessibilidade:

A busca por um nome do grupo de partidos de oposição à reeleição do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), levará à presença do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), o presidente da Câmara Municipal da capital alagoana, Kelmann Vieira (PSDB), às 11h30 desta segunda-feira (14). No encontro o vereador Kelmann será apresentado como opção da maioria dos vereadores maceioenses para a disputa ao Governo de Alagoas.

A proposta acontece quatro dias depois de o nome favorito da oposição ao governo, deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB-AL), anunciar sua pré-candidatura a uma das duas vagas de senador. Mas não é a primeira vez que o nome de Kelmann Vieira é lançado como pré-candidato da oposição contra a reeleição de Renan Filho. O vereador foi lembrado como alternativa em março, menos de 24h depois de Rui Palmeira anunciar que não renunciaria ao mandato de prefeito para se lançar na disputa pelo governo.

O desafio da oposição, caso escolha Kelmann Vieira como candidato, é superar a contradição sobre o fato de que o presidente da Câmara declarou voto na reeleição do senador Renan Calheiros (MDB-AL), em janeiro, quando articulou uma reunião de apoio ao ex-presidente do Senado.

Mas Kelmann está disposto a recuar de seu apoio já declarado à reeleição do senador Renan, sob o risco de não ser tratado com seriedade pelo eleitor, se mantivesse um pé em cada palanque. Caso seja candidato a governador, deverá apoiar Rodrigo Cunha ao Senado, bem como a reeleição do senador Benedito de Lira (PP-AL).

Em janeiro, ao justificar seu primeiro voto para Renan, Kelmann Vieira lembrou que o senador foi seu padrinho político e o ajudou em sua primeira eleição, em 2012, para a Câmara de Maceió, pelo PMDB. Além disso, terá que defender a candidatura de sua esposa para deputada estadual, Flávia Cavalcante, pelo MDB, cujo sogro Cícero Cavalcante (MDB) é aliado histórico do senador alagoano.

ESPERA APOIO DE RUI

Kelmann e Rui firmaram aliança para reeleição em 2016 (Foto: Divulgação)Em março, Kelmann teve seu nome lançado como pré-candidato da maioria dos vereadores pelo líder do PSDB na Câmara, Dudu Ronalsa, e pelo líder do prefeito tucano no Legislativo Municipal, Eduardo Canuto (PSDB). E o encontro de hoje entre Kelmann com Rui Palmeira foi articulado por Canuto.

Àquela ocasião, Kelmann reagiu bem à proposta e disse ao Diário do Poder que está disposto a concorrer ao mandato de governador. Hoje, preferiu esperar a conversa com o prefeito de Maceió, para poder falar sobre o assunto.

Além de exaltar que Kelmann Vieira seria o “nome novo” que o eleitor procura, os vereadores destacam a trajetória do presidente da Câmara como delegado de carreira dos mais competentes da Polícia Civil, e de sua projeção política a partir da conquista de três mandatos seguidos na presidência do Legislativo.

“Kelmann tem vasta experiência em administração. É um nome que representa a nova política. E agregaria à sua campanha o prefeito Rui Palmeira, que é uma grande liderança da oposição ao governo de Renan Filho”, destacou o vereador José Márcio Filho (PSDB), um dos maiores entusiastas da candidatura de Kelmann ao governo.

Reportar Erro