Alvo de três denúncias

Vereadores cassam prefeito acusado de nomear filhos ilegalmente em Alagoas

Primeira-dama é vice-prefeita e assume mandato de Gilberto Gonçalves, em Rio Largo (AL)

acessibilidade:

Sob a acusação de nomear filhos desrespeitando a legislação municipal, o prefeito de Rio Largo (AL), Gilberto Gonçalves (PP) foi cassado pela maioria dos vereadores do Legislativo do município alagoano com histórico de prisões e condenações de prefeitos por ilegalidades que impuseram à população a ampliação de uma tragédia ocorrida em uma das cidades alagoanas mais devastadas pela enchente de 2010. A vice-prefeita e primeira-dama Cristina Gonçalves assumirá o mandato do marido, após a cassação com placar de 10 votos a 1.

O prefeito cassado responde a investigações de vereadores em três comissões especiais processante de investigação (CEIs) que apuram atos de improbidade e foi acusado de nomear a filha Gabriela Cristina Gonçalves da Silva Cordeiro como secretária municipal de Relações Institucionais (Serin) com 19 anos, abaixo da idade mínima de 21 anos estabelecida por lei para exercer o cargo.

Gabriela e outro filho do prefeito, Geoberto Gonçalves da Silva Cordeiro, também assumiram cargos públicos sendo sócios de empresas, o que também não é permitido pela legislação municipal.

Entre outras acusações investigadas pela Câmara, está a denúncia de que Gilberto Gonçalves usaria veículos da prefeitura para transportar gados de corte para empresa particular.

Gilberto Gonçalves ingressou com um mandado de segurança na Justiça pedindo a suspensão do processo de cassação, negado pela 2ª Vara Cível de Rio Largo. E seguirá afastado, mesmo cabendo recurso contra a cassação.

“Ele [o prefeito] respondia pela denúncia de nomear a filha menor de 21 anos, contrariando a lei orgânica; pela nomeação dos filhos como sócios administrativos, o que contraria a lei de regime jurídico do servidor e pelo uso da máquina pública para fins particulares. Foram três denúncias em um processo só”, explicou a vereadora por Rio Largo, Daniela Pagão (MDB), presidente da CEI que resultou na cassação de Gonçalves.

Na manhã do dia da cassação, o prefeito caminhou pelas ruas de Rio Largo convidando a população a reagir contra a cassação e apoiá-lo. Na ocasião chamou os vereadores adversários de vendidos. (Com informações do G1 e Extra)

Reportar Erro