TRANSPORTE GRATUITO

Vereador sugere passe livre para garantir eleitor nas urnas, em Maceió

Desinteresse de eleitor e descrédito de políticos motivaram proposta de Samyr Malta

acessibilidade:
Vereador Samyr Malta vai apresentar projeto na próxima terça-feira (Foto: Divulgação)

O vereador de Maceió (AL), Samyr Malta (PSDC), elabora um projeto de lei que tentará instituir gratuidade no transporte público para os eleitores da capital alagoana, em dia de eleições. Ele deve apresentar a matéria na sessão ordinária da próxima terça-feira (12) e tratou ontem (6), em plenário, da medida motivada pelo descrédito da classe política.

O vereador quer evitar que muitos eleitores deixem de votar por morar distantes das secções eleitorais e não ter dinheiro para pagar o ônibus. Mas a apresentação do projeto de lei tem como base números de uma eleição suplementar não em Alagoas, mas no Estado do Tocantins, no último domingo (3), quando houve 17,13% de votos nulos, 2.06% de brancos e uma abstenção de 30,14%.

Porém, a ideia tem como foco o desinteresse do eleitor alagoano no pleito de outubro, já medido em pesquisas eleitorais.

“Até aqui mesmo em Alagoas, noto certo desinteresse por parte da população pelas eleições para presidente, governador, senador e deputados. Tudo isso, infelizmente, é fruto da crise política pela qual o país atravessa. O descrédito é generalizado. Como prova desse processo, tivemos quase 50% de votos nulos, abstenções e brancos lá no Tocantins. Pensando nesse aspecto, quero deixar claro que respeito a decisão do eleitor de não querer ir votar, se for o caso. Mas, meu projeto de lei para dar gratuidade em dia de eleição é para deixá-lo ainda mais à vontade para decidir. A democracia precisa ser valorizada”, destacou Samyr Malta.

A proposta recebeu o apoio dos vereadores José Márcio Filho (PSDB) e Sílvio Camelo (PV), que sinalizaram em plenário que devem subscrever a iniciativa de Samyr Malta.

Reportar Erro