Negligência do sertão

Universidade e 11 escolas estaduais oferecem riscos a alunos, em Alagoas

Escolas estaduais e Uneal não têm certificação dos Bombeiros

acessibilidade:

Escolas não têm projetos de incêndio e pânico (Foto: Divulgação)

As atividades da operação padrão instalada na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros vêm revelando situações de descaso por parte do Governo de Alagoas, com a segurança dos alagoanos. Todas as unidades de ensino da rede estadual nas duas maiores cidades do Sertão estão funcionando sem certificação do Corpo de Bombeiros, colocando em risco a vida dos alunos. As unidades de ensino da rede estadual foram notificadas em Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.

Crianças, adolescentes e adultos que frequentam 11 escolas e o campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) das cidades sertanejas seguem ocupando os imóveis do Estado sob riscos diversos. E a direção das escolas foram devidamente e legalmente notificadas, na fiscalização feita para conferir a presença de estrutura para segurança contra incêndio e pânico.

“Cada local desse tem que ser um certificado de operação. E essa é uma ação de rotina e legal. Eu iria prevaricar, se não a fizesse. E a gente acabou constando que as escolas não possuem certificação nenhuma do Corpo de Bombeiros. O risco é que ela não foi vistoriada na questão de incêndio, pânico e correria para evacuar a área. Não tem nem projeto de um engenheiro de segurança, muito menos solicitação de abertura de qualquer coisa no Corpo de Bombeiros”, explicou o tenente-coronel Carlos Burity.

DISPLICÊNCIA DO ESTADO

O oficial que é comandante do 9º Grupamento de Bombeiro Militar da região do Sertão de Alagoas explica ainda que, para regularizar a situação, é necessário projeto completo e sua execução, já que as áreas são maiores que 750m² e recebem mais de 100 pessoas por turno.

“Faltam, por exemplo, hidrantes, sinalização e iluminação de emergência, placas indicativas de saída de emergência. As unidades de ensino já haviam sido notificadas, no entanto, há displicência do Estado com a segurança dos alunos, professores e demais usuários das escolas. O Estado quer cobrar dos particulares tudo, mas não quer fazer a sua parte”, complementa Burity.

As notificações às escolas acontecem desde o dia 19 e a Uneal foi notificada nesta quarta-feira (25). As inspeções e cobranças por regularização prosseguem nos hospitais e unidades de saúde administradas pelo governo de Renan Filho (MDB), dentro da programação do movimento unificado de policiais e bombeiros militares, que visa expor as negligências do Estado com a segurança dos alagoanos.

Diário do Poder fez contato com as assessorias da Secretaria de Estado da Educação e da Uneal. E aguarda o posicionamento.

Reportar Erro