Política na academia

Ufal debate processos antidemocráticos, em evento nacional de Psicologia Política

Simpósio da ABPP visa produzir reflexão crítica sobre momento político atual

acessibilidade:
10º Simpósio de Psicologia Política na Ufal. Foto: Ascom Ufal

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sedia o 10° Simpósio de Psicologia Política, realizado pela Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP). Nesta edição, o evento tem como tema a Psicologia política no Brasil e enfrentamentos a processos antidemocráticos. A expectativa da organização é receber em torno de 600 pessoas na Ufal durante todo o evento iniciado na segunda-feira (29) e previsto para encerrar amanhã (1º).

A conferência de abertura foi ministrada pelo professor Marco Aurélio Máximo Prado, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que levantou o debate em torno do tema, na mesa presidida pelo vice-reitor da Ufal, José Vieira, e composta por membros da ABPP e outros pesquisadores.

O coordenador do simpósio, professor Frederico Alves Costa, ressaltou a importância da participação de estudantes, pesquisadores e movimentos sociais de todo o Brasil no evento.

“O tema é muito importante para pensarmos na nossa conjuntura política atual. Então nós teremos esses quatro dias para debater sobre essas questões que ameaçam tanto a vida de muitas minorias sociais, a própria ideia de universidade pública, e é sobre isso que nós vamos conversar e pensar em algumas estratégias. São temas que, como diz respeito a todos nós, à nossa vida e ao nosso cotidiano, são importantes para produzir pensamento crítico e reflexão crítica sobre o nosso momento atual”, afirmou o docente.

A programação conta com minicursos, conferência, diálogos, assembleia, simpósios temáticos com os eixos do evento, lançamento de livros, sessão de homenagens e 24 Grupos de Trabalho (GT), onde serão abordados os temas por alunos, professores e pesquisadores de todo o Brasil.

Na lista de convidados a participar do evento estão professores de universidades da Colômbia, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Brasília.

Mais informações sobre o simpósio podem ser conferidas no site do evento. (Com informações da Ascom Ufal)

Reportar Erro