Opção para Alagoas

Tucano Rodrigo Cunha decide enfrentar Renan por vaga no Senado

Deputado Rodrigo Cunha promete 'ousadia contra o velho'

acessibilidade:
Rodrigo Cunha economizou um milhão por ano em seu mandato na Assembleia de Alagoas (Foto: Divulgação)

Com a marca da independência na política alagoana e apostando no potencial de alcançar o mais alto posto no parlamento brasileiro já em seu segundo encontro com as urnas, o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB-AL), anunciou na noite desta quinta-feira (10), que disputará o Senado Federal, em oposição à reeleição do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Cunha é filho da deputada federal Ceci Cunha, trucidada junto com o esposo e parentes por pistoleiros na noite de sua diplomação, em 1998, a mando de seu suplente, Talvane Albuquerque.

O anúncio mais esperado pela oposição em Alagoas foi feito por meio das redes sociais e em carta aberta em que Rodrigo Cunha afirma ser hora de Alagoas reagir e declara estar ciente de que o momento exige “ousadia para superar o velho e fazermos brotar o novo, abrindo mão dos caminhos mais fáceis”.

“E para travar esta difícil batalha é preciso ocupar um espaço político de onde saem as decisões mais importantes do país e nascem as articulações mais decisivas para a vida política de Alagoas. Para que o novo brote de verdade é preciso inaugurar um novo ciclo de representatividade na nascente das grandes diretrizes democráticas. Tornei-me político para, em contato direito com as pessoas, sem intermediários, colaborar para fazer de Alagoas um lugar mais justo, próspero e bom de se viver. Com muita confiança e acreditando que uma corrente positiva pode nos levar a uma outra Alagoas, anuncio a minha pré-candidatura ao Senado Federal”, diz Cunha, na carta aberta, reproduzida na íntegra, no final desta matéria.

Reconhecido nacionalmente entre os 50 políticos mais promissores e modernos do Brasil, Rodrigo Cunha economizou mais de R$ 3 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa de Alagoas, ao se negar a pagar gratificações suspeitas a assessores de seu gabinete, alguns deles escolhidos via seleção pública. Além de atuar na produção de leis que deram transparência a concursos públicos, o deputado foi rigoroso na fiscalização do governo de Renan Filho, no plenário e em um site que monitorou o cumprimento de promessas da campanha do governador de Alagoas, o Monitora Alagoas.

Assista ao vídeo em que Rodrigo Cunha anuncia sua candidatura:

IFrame

DUELO DE CONTRASTES

Deputado estadual mais votado em 2014, Rodrigo Cunha é protagonista, quase que isolado, na oposição ao governador Renan Filho, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). Ele nega ter entrado na política movido por interesses carreiristas, E foi empurrado pela oportunidade de alçar voo a uma grande disputa contra a reeleição de Renan Calheiros, sua antítese no atual contexto da política local e nacional.

A decisão frustrou lideranças partidárias da oposição, que ficou acéfala após o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), decidir não renunciar ao mandato para disputar o governo de Alagoas. A candidatura de Cunha ao governo era considerada a última alternativa para fortalecer a oposição em uma chapa coesa contra o governador Renan Filho (MDB).

Mas Cunha afirma ter sido pelo caminho da candidatura ao Senado encontrou “a forma mais independente, livre e transparente” de cumprir sua missão.

Leia a carta aberta de Rodrigo Cunha:

CARTA ABERTA AOS ALAGOANOS

Entrar para a política foi uma decisão difícil, embora necessária. Digo necessária porque, como todos sabem, a política tirou de mim o que havia de mais precioso em minha vida.

Eu tinha todas a razões para me afastar dela. Mas, dentro de mim, nunca permiti que a dor que ficou tatuada em minha alma virasse um sentimento de vingança.

O que me fez seguir em frente foi a coragem de lutar por justiça. E não há lugar mais verdadeiro para buscar cidadania e justiça do que na atividade política.

Passei as últimas semanas captando os sentimentos dos alagoanos nas mais diversas cidades deste grandioso estado. Ouvi atentamente cada opinião, acolhi cada demonstração de carinho e me energizei com cada incentivo.

Hoje tenho a convicção de que os alagoanos esperam de mim coragem para enfrentar o que há de mais superado e atrasado na política de nosso estado.

Por isso, resolvi alçar vôos mais altos. É hora de reagir, Alagoas!

O momento exige de todos nós muita ousadia para superarmos o velho e fazermos brotar o novo, abrindo mão dos caminhos mais fáceis.

E para travar esta difícil batalha é preciso ocupar um espaço político de onde saem as decisões mais importantes do país e nascem as articulações mais decisivas para a vida política de Alagoas.

Para que o novo brote de verdade é preciso inaugurar um novo ciclo de representatividade na nascente das grandes diretrizes democráticas.

Tornei-me político para, em contato direito com as pessoas, sem intermediários, colaborar para fazer de Alagoas um lugar mais justo, próspero e bom de se viver.

Com muita confiança e acreditando que uma corrente positiva pode nos levar a uma outra Alagoas, anuncio a minha pré-candidatura ao Senado Federal.

Foi por este caminho que encontrei a forma mais independente, livre e transparente de cumprir minha missão.

Desejo que juntos, a gente possa pensar saídas, elaborar ideais, construir alternativas, mas, principalmente, que tenhamos coragem de agir por Alagoas.

RODRIGO CUNHA

Reportar Erro