Barra de São Miguel

Turista de SP em férias com a família morre afogado em praia de Alagoas

Ele estava na Barra de São Miguel com a mulher e duas filhas pequenas

acessibilidade:
Momento em que o corpo de José Ivanildo era levado, após os esforços de reanimação - Foto: Diário do Poder.

Uma tragédia consternou dezenas de pessoas que se encontravam na praia da paradisíaca Barra de São Miguel, em Alagoas, na tarde desta sexta-feira (13), quando um turista paulista de 47 anos de idade morreu como consequência de afogamento.

José Ivanildo Veras dos Santos atravessou a nado o mar calmo, protegido por arrecifes de corais, demonstrando destreza, mas, ao tentar retornar à praia, acabou se afogando por motivo que a necrópsia poderá determinar.

Ele estava de férias com a família, em Maceió, hospedados em hotel na praia de Pajuçara, em Maceió, mas decidiu passar a tarde desta sexta na Barra de São Miguel.

O turista se encontrava acompanhado da mulher e de duas filhas menores, que ficaram inconsoláveis, apesar da assistência de inúmeras pessoas presentes.

Uma das hipóteses é a de que José Ivanildo teve mal súbito ou, ainda, que lhe tenha ocorrido a manifestação de sequela de cirurgia a que se submeteu na coluna e que provocava “travamento” ou paralisia dos braços, segundo relato de pessoas ligadas à sua família.

Três médicos, que se encontravam nas proximidades também com suas famílias atenderam aos gritos de socorro, mas, apesar dos esforços, não conseguiram reanimar o homem. Um dos médicos chorou muito ao constatar que havia perdido a luta pela vida de José Ivanildo.

Enquanto os médicos se revezavam nos primeiros socorros, um helicóptero do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou sem demora, levando ao local os socorristas, que, entre outras iniciativas, aplicaram medicamentos, colocaram-lhe no soro e usaram o desfribilador três vezes, mas o corpo permaneceu inerte até ser confirmada a morte.

Uma ambulância, que também chegou ao local, levou o corpo do turista para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.