FOCO NO REZONEAMENTO

TRE debate estratégias para eleições na capital e no Sertão de Alagoas

Autoridades iniciam reuniões descentralizadas para planejar pleito de outubro

acessibilidade:
TRE reuniu juízes, promotores eleitorais e órgãos de segurança (Foto: Ascom TRE/AL)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) iniciou, na manhã desta quinta-feira (07), a série de reuniões  descentralizada com a participação de juízes, promotores eleitorais e representantes dos órgãos de segurança pública, para debater problemas e estratégias para a garantia das escolhas democráticas de outubro. O foco dos debates foi preparar a Justiça Eleitoral e demais autoridades para lidar com possíveis efeitos do rezoneamento eleitoral.

O primeiro encontro reuniu magistrados e promotores de Zonas Eleitorais sediadas no entorno de Maceió (AL). E, nesta sexta-feira (08), ocorrerá um evento semelhante no município de Santana do Ipanema, voltado às Zonas Eleitorais do Sertão Alagoano.

“Nossa ideia é descentralizar esses encontros com os juízes e promotores eleitorais para que possamos conhecer mais de perto os problemas específicos de cada região e nos integrar melhor com os responsáveis da segurança pública, principalmente comandantes de batalhões e delegados locais”, explicou o presidente do TRE/AL, desembargador José Carlos Malta Marques.

Uma das principais preocupações do presidente do TRE é a realização da primeira eleição após o rezoneamento, que deu uma configuração toda nova ao quadro das Zonas Eleitorais do Estado.

“Tivemos consideráveis mudanças no quantitativo de eleitores em algumas localidades e é preciso que os juízes e promotores saibam que o Tribunal está ciente das necessidades e atuará o mais próximo possível de todos, garantindo a segurança e o bom andamento do pleito eleitoral de outubro próximo”, salientou Malta Marques.

CRENÇA NA ISENÇÃO

O presidente do TRE acredita que todos os desafios serão superados com compromisso, organização e planejamento. “Não tenho dúvida alguma quanto à honorabilidade desses juízes e promotores que comandarão as eleições em Maceió e no interior de Alagoas, atuando com isenção, responsabilidade e honestidade. Nossa meta é fazer um pleito cuja vontade do eleitor seja traduzida nas urnas e que eles sejam responsáveis por suas escolhas, sejam elas boas ou ruins”, concluiu.

A reunião também discutiu temas como o financiamento público de campanha, cortes no orçamento do TRE, a suspensão do voto impresso e as fake news.

Além de desembargadores eleitorais e gestores do TRE, participaram da reunião representantes das Polícias Militar, Civil e Federal, do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público Estadual (MPE). (Com informações da Ascom do TRE de Alagoas)

Reportar Erro